A região da Toscana, na Itália, é um dos destinos turísticos mais famosos e visitados não só do “país da bota” como do mundo inteiro. Cidades da Toscana como Siena, Florença e Pisa estão entre os destinos favoritos dos turistas, recebendo milhares de visitas ao ano.
Berço do Renascimento, a Toscana é um lugar mágico que mistura arte, gastronomia, vinho, história e belezas naturais de tirar o fôlego. Sua paisagem repleta de vinhedos, colinas ondulantes e aldeias medievais já foi cenário de filmes famosos como “A vida é bela”, “Sob o sol da Toscana” e até “Crepúsculo”.
Sem dúvida, quando pensamos na região é essa a primeira imagem que vem em nossa mente, não é? Mas, você sabia que além de paisagens campestres, você também vai encontrar ilhas com praias paradisíacas e piscinas de águas termais?
Aposto que por essa você não esperava. Ou seja, visitar a Toscana é um misto de emoções, paisagens, sabores e sensações que só essa parte do mundo pode proporcionar.
Por isso, se você está planejando visitar à Itália nas suas próximas férias, fique conosco até o final desse texto. Neste artigo vamos te mostrar quais são as cidades da Toscana que não podem faltar na sua viagem e os lugares mais lindos da região. Confira!
Quais são as cidades da região da Toscana?
A Toscana é uma região de 22. 997 km², com cerca de 3,7 milhões de habitantes, localizada no centro da Itália. Banhada pelos mares Ligure e Tirreno, ela também é composta pela ilha de Elba, sendo uma das maiores e mais populosas regiões italianas.
A Toscana é dividida em 10 províncias e centenas de comunas, que incluem:
- Arezzo;
- Florença;
- Grosseto;
- Livorno;
- Lucca;
- Massa-Carrara;
- Pisa;
- Pistoia;
- Prato;
- Siena.
Veja a seguir o mapa das cidades da Toscana:
Como mostrado no mapa, a Toscana é relativamente pequena e suas principais cidades são bem próximas umas das outras. Sendo assim, em 15 dias, você poderá conhecer toda a região de forma tranquila e sem correria, bem no estilo italiano.
O que fazer na Toscana?
Passear por ruas charmosas, visitar os vinhedos mais lindos do mundo, se perder nas estradas deslumbrantes e provar uma das culinárias mais saborosas do planeta são apenas algumas das melhores coisas para fazer nas cidades da Toscana. Mas, prepare-se também para apreciar a arte, a arquitetura e a história desse magnifico lugar.
Vamos, lá?
1. Florença, a capital mundial da arte e do Renascimento
Capital do Renascimento, podemos afirmar, sem medo de errar, que Florença é uma das cidades mais lindas da Europa. Por isso, comece seu roteiro por esse lugar único. Uma vida inteira talvez não seja o suficiente para apreciar essa maravilha. Contudo, separe pelo menos 3 dias para explorar suas principais atrações.
Aprecie toda a arte que deixou Florença famosa, nos museus da cidade. Comece pela Gallerie dell”Accademia e veja com seus próprios olhos uma das maiores esculturas da história: O David de Michelangelo. Em seguida, visite também a Gallerie degli Uffizi, e contemple obras de artistas como Da Vinci, Botticelli, Raffaello, Tiziano e Caravaggio.
Mas, engana-se quem acha que as obras de arte estão apenas entre as paredes dos museus. Afinal, a própria Florença é um monumento. Com uma pequena caminhada por suas ruas você irá observar edifícios, praças e jardins deslumbrantes. O Duomo de Firenze ou Cattedrale di Santa Maria del Fiore com sua cúpula majestosa é a grande protagonista deste cenário.
Se o que você busca é história, não deixe de seguir os passos dos Médici e visite o Palazzo Vecchio, Giardino di Boboli, Basilica di San Lorenzo. Que tal finalizar o dia apreciando o belo pôr do sol da Ponte Vecchio enquanto toma um gelato?
2. Cidades da Toscana: Siena
Cenário de filmes como “Cartas para Julieta”, Siena é sem dúvida uma das cidades da Toscana mais bonitas e interessantes. Você pode começar explorando a Piazza del Campo, principal praça da cidade, palco, duas vezes por ano, da célebre corrida de cavalos chamada de “Palio de Siena”.
Vibrante, o seu formato em concha abriga diversos prédios históricos como o Palazzo Pubblico, a Torre del Mangia, a Cappella di Piazza e o Palazzo Sansedoni. Além disso, também é aqui que se concentram os principais cafés e restaurantes onde você poderá apreciar a incomparável comida Toscana.
3. Pisa, uma das cidades da Toscana mais visitadas
Pisa é uma das cidades da Toscana mais famosas do mundo. Ela ficou conhecida graças a sua torre inclinada que, hoje, é o seu principal cartão postal. Mas, a verdade é que Pisa vai muito além de sua torre.
Ela é cheia de charme graças aos seus edifícios brancos que compõem a Piazza Campo dei Miracoli e sem dúvida merecem uma visita. Por isso, não deixe de dar uma olhada na Catedral, seu Batistério e também o Camposanto Monumentale, um antigo cemitério.
4. Lucca
Muralhas perfeitamente preservadas não são raras na Toscana, mas as de Lucca são particularmente especiais, pois, são as únicas construídas na era moderna que estão intactas até hoje. Após caminhar entre suas ruelas, você pode ir a um café na Piazza dell’Anfiteatro, visitar a casa onde nasceu Giacomo Puccini e outros museus interessantes.
5. Cidades da Toscana: San Gimignano, a cidade das belas torres
San Gimignano está localizada entre Florença e Siena, na área de Chianti. Ela também é conhecida como a “Cidade das Belas Torres” graça às suas 14 torres medievais que criam um panorama verdadeiramente incrível.
O centro histórico de San Gimignano é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e inclui a Catedral, o Palazzo Comunale, a Pinacoteca, a Torre Grossa e as ruínas da fortaleza de Montestaffoli. Além disso, a cidade também é conhecida pela excelente qualidade de seu vinho local: Vernaccia di San Gimignano. Vale a pena provar!
6. Cidades da Toscana: Cortona
Cortona é um dos centros mais importantes do Val di Chiana. Cercada por antigas muralhas romanas, é uma típica cidade medieval, com suas vilas românticas e pitorescas. Foi em um de seus vilarejos, a Villa Bramasole, onde foram gravadas as cenas do filme “Sob o sol da Toscana”.
Além de cenário de filme, Cortona também proporciona a visão de paisagens deslumbrantes graças a sua posição elevada, de onde você pode admirar toda a beleza única da região.
7. Cidades da Toscana: Montepulciano
Montepulciano é uma pequena vila medieval localizada no pitoresco Val d’Orcia e fica a apenas algumas milhas da fronteira com a Úmbria. É nesse pedacinho de paraíso, onde é produzido o vinho homônimo, que, sem dúvida, é um dos mais famosos da Itália.
Além de provar o vinho local, também passe algumas horas explorando o centro histórico medieval, admire a Piazza Grande e o templo de San Biagio.
8. Montalcino, cidade do vinho Brunello
Apesar de ser menos charmosa do que Montepulciano, Montalcino vale a visita. Afinal, é nessa cidade onde é produzido um dos vinhos mais saborosos do mundo: o Brunello de Montalcino. Por isso, se você é fã da bebida, não deixe de incluir Montalcino na sua lista de cidades da Toscana para conhecer.
Além das vinícolas, também não deixe de visitar o Museo Civico e o Museu Diocesano de Arte Sacra, além da imponente fortaleza medieval do século XIV, localizada no ponto mais alto da cidade.
9. Cidades da Toscana: Arezzo, cenário de um clássico do cinema
Você já assistiu ao filme “La vita è bella” com Roberto Beningni? Se sim, certamente você irá se emocionar ao passear pelas ruas de Arezzo, cidade que serviu de cenário para esse clássico do cinema mundial.
Arezzo é uma próspera cidade etrusca cercada por um patrimônio histórico de valor inestimável. Entre os lugares imperdíveis da cidade estão a Piazza Grande com a Loggia del Vasari, a Basílica de San Francesco e sua surpreendente Capela Bacci, o Museu de Arte Medieval e a igreja românica de Santa Maria della Pieve.
10. Volterra
Além de “Cartas para Julieta” e “La Vita è bella”, a região da Toscana também foi cenário do filme “Crepúsculo”, filmado na cidade de Volterra, uma vila medieval super charmosa. Essa pitoresca cidade possui os dois centros etruscos–romanos mais poderosos do século VI. Volterra também tem imponentes muralhas medievais, um anfiteatro que remonta ao século I d.C, um fórum e os famosos banhos romanos.
11. Val d’Orcia
Não importa a época que você venha, pois certamente vai encontrar uma paisagem deslumbrante. Você pode apreciar o verde intenso na primavera ou no verão, ou os tons de amarelo, laranja e marrom típicos do outono. Independente da estação, você poderá degustar o maravilhoso vinho toscano, seja um rosé para refrescar no calor, ou o tinto para esquentar no frio.
Além disso, as vilas medievais do Val D’orcia são uma atração à parte e você também descobrirá lugares como Pienza (também patrimônio pela UNESCO), San Quirico d’Orcia, Castiglione d’Orcia e Radicofani.
12. Região vinícola de Chianti
Os icônicos vinhedos e oliveiras da Toscana estão espalhados por toda a região do Chianti, localizada a poucos quilômetros de Florença. Caracterizada por belíssimas estradas rurais, toda a zona é considerada um verdadeiro paraíso para os apreciadores de boa gastronomia e bons vinhos.
A Via Chiantigiana, ou SS222, é uma estrada que liga Florença a Siena, sendo o caminho ideal para quem quer conhecer a região, apreciar a paisagem e, é claro, experimentar os vinhos e queijos da Toscana. Vale a pena parar e explorar cidadezinhas como Radda, Greve e Castellina in Chianti.
13. Cidades da Toscana: Maremma
A Maremma é uma terra de mil surpresas. Localizada entre as províncias de Livorno e Grosseto, sua paisagem deslumbrante inclui um mar azul, praias maravilhosas, montes verdejantes e termas naturais.
O sul da Maremma é protegido pelo Parque Nacional, uma área de tirar o fôlego e um dos melhores destinos da Toscana para quem curte caminhar. A Maremma é também o destino ideal para os amantes da história e para os viajantes fascinados por aldeias medievais e uma cultura gastronômica e vinícola.
14. Arquipélago toscano
Quando pensamos nas cidades da Toscana, a primeira imagem que vem a nossa mente são campos verdes, vinhedos e aldeias medievais, certo? Mas você sabia que a região também inclui arquipélagos banhados por um mar cristalino e areia branquinha?
Segundo a lenda, a deusa Vênus (Afrodite na mitologia grega), emergindo das águas do Mar Tirreno, deixou cair sete pérolas do colar que usava no pescoço. Assim, as hastes do acessório formaram o Arquipélago Toscano.
O Parque Nacional do Arquipélago Toscano é o maior parque marinho da Europa. Cada uma das ilhas compõem um mundo à parte com suas peculiaridades, morfologia e história.
Uma grande “pérola”, que deve ser vista com certeza, fica na Ilha de Elba . Com seus 224 km, é a terceira maior ilha da Itália. Suas aldeias, ainda conservam vestígios do seu passado grandioso, entre edifícios etruscos, fortalezas dos Médici e castelos espanhóis. Mas o protagonista indiscutível da região foi Napoleão Bonaparte, que ficou exilado na ilha em 1815.
A Ilha de Giglio, a segunda maior, é quase toda feita de granito. Possui uma extraordinária abundância de vegetação e fauna, além de um mar cristalino. Além disso, na primavera e no verão, não é incomum observar a passagem de cachalotes, baleias ou golfinhos.
Por último, está Capraia, a única ilha vulcânica do arquipélago, repleta de falésias e costas com sobranceiras escarpadas no mar, outro paraíso para os amantes do mergulho e snorkelling, que ali podem avistar inúmeras espécies subaquáticas.
15. Satúrnia, termas naturais
Localizadas no sul da Toscana, a 150 km de Siena, as Termas de Satúrnia são formadas por várias cascatas de águas termais com propriedades relaxantes e medicinais. Há dois mil anos, os romanos e etruscos tomavam banho nessas águas e se beneficiavam de seu poder de curar problemas de pele e digestão.
Hoje em dia, ela é um importante ponto turístico da Toscana que atrai milhares de viajantes ansiosos para relaxar em suas águas de 37° graus, enquanto admiram a bela paisagem ao redor.
16. Monte Amiata, o paraíso pouco explorado da Toscana
Localizado no sul da Toscana, entre as províncias de Siena e Grosseto, o Monte Amiata é um dos lugares mais bonitos da região. Com natureza exuberante e gastronomia incomparável, ele fica localizado em uma área pouco populosa.
Formado por 8 municípios, dos quais 3 estão na província de Siena e 5 na de Grosseto, esta parte da Toscana é pouco explorada pelo turismo de massa, mas oferece uma das melhores experiências enogastronômicas da região, além de ser um local repleto de história, lendas e magia.
Entre suas vilas charmosas estão Arcidosso, Castell’Azzara, Castel del Piano, Santa Fiora, Seggiano, Abbadia San Salvatore, Castiglione d’Orcia e Piancastagnaio.
Enfim, esses são os 16 lugares que você precisa visitar na sua viagem à Toscana. Mas, as dicas ainda não acabaram. Confira nos próximos tópicos quando ir, como visitar e mais.
Quando ir à Toscana
Você pode ir à Toscana em qualquer época do ano. Contudo, se quiser pegar aquela paisagem bucólica em seu esplendor, o ideal é viajar na primavera ou no início do verão. O outono, que começa em setembro e vai até novembro, também é outra época maravilhosa para visitar a região que ganha um charme a mais graças às cores típicas da estação.
Como visitar as cidades da Toscana
De modo geral, existem várias formas de visitar as cidades da Toscana. Você pode alugar um carro e ir por conta própria ou então usar outros meios de transportes como o trem, por exemplo.
Todavia, dirigir pelo país não é tarefa fácil, principalmente devido ao engarrafamento e a dificuldade em encontrar vagas para estacionar. Além disso, se você pretende saborear o vinho local, certamente não é prudente dirigir, não é mesmo? Para quem viaja com muitas malas, constantes deslocamentos de trem e ônibus podem ser cansativas e desconfortáveis.
Sendo assim, a maneira mais segura, confortável e econômica de conhecer a Toscana é contratar um tour com uma agência de confiança que conheça o melhor da região.
Aqui na Cenci Turismo, as cidades da Toscana fazem parte do nosso incrível roteiro Toscana Maravilhosa com Cinque Terre, uma viagem inesquecível de 15 dias por uma das regiões mais bonitas da Itália e do mundo.
Além de passar por lugares como, Florença, Siena, Montepulciano e muitos outros, você também terá uma experiência enogastronômica única, recheada de sabores e aromas inolvidáveis. Por isso, entre logo em contato conosco e garanta já a sua vaga nessa viagem inesquecível. Clique AQUI e saiba mais!
Foto de capa: Marius Igas de Getty Images / Canva