Carnaval para nós no Brasil é sinônimo de farra, descontração e muito calor. Você conseguiria imaginar um carnaval com as ruas cheias de pessoas em traje de gala sob um frio de 5 graus? Pois conheça então o fascinante Carnaval de Veneza, um dos mais importantes no mundo e que atrai todos os anos para a Sereníssima milhões de turistas curiosos de ver e serem vistos!
A tradição do Carnaval de Veneza
A tradição do Carnaval em Veneza tem longa data e remonta ao menos ao ano de 1094. A festa foi criada para dar à população, uma vez por ano, a possibilidade de festejar e se divertir sem freios ou inibições: o empregado podia zombar do patrão; o pobre, do rico; o cidadão comum, dos nobres e das autoridades. Daqui o uso das fantasias e das máscaras, para garantir um perfeito anonimato: durante o Carnaval todos eram iguais e dispostos a entrar na brincadeira.
Leia também VENEZA, CIDADE SOBRE AS ÁGUAS
As máscaras
As máscaras são certamente a parte mais fascinante do carnaval de Veneza. Existem máscaras de todos os tipos e cores, nas mais variadas formas, algumas das quais de incrível feitura e beleza. Todos os anos os famosos artesãos venezianos se esforçam em criar modelos cada vez mais deslumbrantes, que você vai poder admirar passeando pela cidade.
A máscara mais tradicional e conhecida, símbolo do carnaval de Veneza, é a famosa larva. Usada seja por homens que mulheres, a larva cobre o rosto inteiro, garantindo total anonimato, bem como a possibilidade de beber e comer sem precisar tirá-la. Em conjunto com o chapéu de três pontas e o manto geralmente preto, a larva completa a fantasia mais tradicional de Veneza, conhecida como Bauta (veja a foto aqui embaixo).
Leia também CATEDRAL DE MILÃO, 5 FATOS INTERESSANTES
As festas típicas durante o Carnaval em Veneza
Além de poder admirar as exuberantes máscaras e fantasias dos outros foliões em meio à beleza de Veneza, durante o Carnaval é possível também assistir a algumas festas típicas. Uma delas, de antiga tradição, é a Festa das Marias. Diz a lenda que no ano de 943 um grupo de piratas invadiu uma festa de matrimônio coletivo e, em meio à confusão geral, raptou as doze esposas junto com suas ricas jóias, fugindo em seguida para o mar.
No entanto, alguns corajosos venezianos, zarpando no encalço dos piratas, conseguiram recuperar as donzelas após uma animosa batalha. Em homenagem a este acontecimento é celebrada ainda hoje a Festa das Marias: as doze jovens mais belas de Veneza desfilam em trajes medievais pela cidade, acompanhadas por uma enorme comitiva de damas-de-honra, músicos e jovens rapazes que as carregam, todos vestidos a caráter, enquanto a população e os turistas admiram de perto a passeata.
Leia também GUETO DE VENEZA, O MAIS ANTIGO DO MUNDO!
O Voo do Anjo
Uma outra tradição do Carnaval de Veneza é o chamado “Voo do Anjo”: uma personalidade famosa ou então a mais bela “Maria” do ano anterior desce “em voo” do campanário até uma Piazza San Marco lotada, lançando durante a descida confetes e prendas aos presentes.
É supérfluo acrescentar que toda essa atmosfera festeira, mas elegante e misteriosa, ganha muito mais magia rodeada como é pela beleza sem par da cidade de Veneza, com seus numerosos canais, suas ruas labirínticas, suas charmosas gôndolas e seu cenário estonteante. Pegue sua máscara e venha você também descobrir o eterno encanto da extraordinária Sereníssima!
Foto de capa: Crisfotolux / Bigstock