O que fazer na Puglia: 12 cidades incríveis para você visitar na região!

Vilas charmosas pintadas de branco, uma arquitetura única como os icônicos trulli e um mar azul-turquesa, a Puglia é uma das regiões mais incríveis do sul da Itália. Localizada bem no “salto da bota”, ela também é rica em igrejas, palácios, praças, vielas sinuosas, mercados e trattorias. Em poucos lugares do mundo você poderá visitar castelos, igrejas barrocas e depois finalizar o dia relaxando na praia. Sem dúvida, uma viagem que agrada a todos os tipos de viajantes. Se você está planejando passar suas próximas férias nesse paraíso e não sabe o que fazer na Puglia, nós separamos 12 cidades incríveis para você incluir no seu roteiro. Saiba também quando ir, quantos dias ficar e muito mais! Confira!

Onde fica a Puglia

A Puglia é uma região localizada no sul da Itália, na parte leste da península do país. Banhada pelo Mar Adriático a leste e pelo Mar Jônico a oeste, sua capital é Bari. A Puglia é conhecida por suas belas praias, riqueza histórica, culinária saborosa e cultura vibrante. Além das paisagens de tirar o folêgo, a Apúlia também tem uma história muito interessante.

Ela foi colonizada pela primeira vez pelos gregos micênicos que a chamaram de Iapygía (daí ‘Apúlia’) pela presença das três principais tribos Iapygian que habitaram a região durante o primeiro milênio aC. Isso faz da região uma joia arqueológica. Por isso, se você é apaixonado por história, não deixe de incluir esse lugar mágico no seu roteiro pelo sul da Itália.

O que fazer na Puglia: quais cidades fazem parte da Puglia?

A Puglia é composta por várias cidades, algumas das quais são:

  • Bari (capital da região);
  • Brindisi;
  • Lecce;
  • Taranto;
  • Foggia;
  • Barletta;
  • Andria;
  • Trani;
  • Ostuni;
  • Polignano a mare;
  • Lorocotondo;
  • Alberobello.

Essas são apenas algumas das cidades mais conhecidas da região, mas a Puglia tem muitas outras cidades interessantes e encantadoras para explorar. Veja a seguir quais são os principais pontos da região.

1. Bari, a capital vibrante da Puglia

Puglia, Bari
Vista panorâmica de Bari – Puglia. Foto: Sopotniccy / Bigstock

Como vimos, Bari é a vibrante capital da Puglia e porta de entrada para região. Ela está localizada no Mar Adriático e possui grande arquitetura, igrejas deslumbrantes e um centro histórico muito interessante, com ruas estreitas e sinuosas com um castelo de um lado. Aliás, passear pelas ruas antigas de Bari é como se sentir em uma grande sala de estar, já que é muito comum famílias inteiras sentarem-se do lado de fora de suas casas conversando, brincando e fofocando enquanto lavavam as roupas que ficam penduradas nas varandas.

2. Trani

Trani é conhecida por sua rica história, arquitetura, belas praias e excelente gastronomia. Para conhecer a cidade com calma e explorar todas as suas principais atrações turísticas, recomenda-se pelo menos 2 a 3 dias. Isso permitirá que você visite a Catedral, o Castelo Svevo, passeie pelo porto, curta as praias e experimente a gastronomia local. Além disso, terá tempo suficiente para explorar o centro histórico, que é repleto de ruas charmosas, praças e edifícios históricos.

3. Polignano a Mare

Vista aérea de Polignano a Mare, Puglia. Foto: Sky_Blue de Getty Images Signature / Canva
Vista aérea de Polignano a Mare, Puglia. Foto: Sky_Blue de Getty Images Signature / Canva

Polignano al Mare é outra cidade que não pode ficar de fora de seu roteiro pela Puglia. Uma das coisas mais gostosas de fazer na cidade é passear pelo centro histórico repleto de ruelas e labirintos e de onde você poderá ir até o terraço panorâmico e apreciar uma vista deslumbrante do mar e das falésias rochosas. Visite também a praia de Lama Monachile: um dos lugares mais icônicos de Polignano a Mare com suas águas cristalinas e falésias rochosas. Sem dúvida, um ótimo lugar para relaxar e curtir o sol.

Uma vez em Polignano al mare você não pode deixar de visitar o Ristorante Grotta Palazzese, o restaurante mais famoso da cidade e um dos mais conhecidos da Itália. Localizado em uma caverna, você precisa fazer a reserva com antecedência se quiser provar a deliciosa culinária enquanto admira uma das paisagens mais lindas dessa viagem.

4. Alberobello

Alberobello – Puglia. Foto: Pixabay / Canva
Alberobello – Puglia. Foto: Pixabay / Canva

Você não pode dizer que foi à Puglia se não visitou um trullo! É como ir à Paris e não admirar a Torre Eiffel, ou viajar à Roma e não pisar no Coliseu. Também conhecida como a cidade de Trulli, Alberobello foi nomeada Patrimônio Mundial da Unesco em 1996. Isso porque a cidade é um exemplo excepcional de uma forma de construção de edifícios derivada de técnicas pré-históricas que sobreviveram intactas e ainda funcionam no mundo moderno. 

Um “Trullo” é uma pequena casa de pedra calcária, feita com drywall, rochas calcárias grosseiramente trabalhadas coletadas de campos vizinhos e encimadas por um telhado cônico. Apesar de serem típicos de Alberobello, você também pode encontrar i trulli (no plural) em cidades como Locorotondo, Martina Franca, Cisternino e Fasano.

Apesar disso, não restam dúvidas que o melhor lugar para admirar essa maravilha arquitetônica é em Alberobello, por isso não esqueça de incluir essa vila no seu roteiro, hein. Eles ficam localizados na parte moderna da cidade, que abrange a cidade velha, chamada Rione Monti.

Um dos trulli mais fascinantes é o Trullo Sovrano, que fica atrás da Igreja de Santi Medici Cosma e Damiano. Este é o único trullo com dois andares, e hoje abriga um pequeno museu. A seguir, você deve visitar o Trullo Siamese, o único que possui duas cúpulas unidas centralmente.

Caso você queira fugir do excesso de pessoas, vá até o bairro Rione Aia Piccola, que tem cerca de 500 trulli e é menos turístico. Aqui você terá um vislumbre de como os habitantes locais realmente vivem dentro dessas casas e terá uma amostra de como esse lugar costumava ser antes de ser invadido por turistas.

5.  Ostuni, a cidade Branca

O que fazer na Puglia: 12 cidades incríveis para você visitar na região!
Vista panorâmica de Ostuni

Situada na província de Brindisi, Ostuni também é chamada de Cidade Branca (La Città Bianca em italiano) devido às casas baixas e ruas estreitas caracterizadas por rochas calcárias. As escadarias da cidade velha estão repletas de história, mas também cheias de locais e lojas que animam a vida noturna. Ostuni também abriga várias Masserias, antigas fazendas típicas do sul da Itália. 

Sem dúvida, uma das melhores atividades que você poderá fazer na cidade é se perder entre suas ruelas super charmosas. Prepare a câmera porque você vai querer tirar muitas fotos. Com suas casinhas brancas e ruas estreitas, você vai se sentir passeando por Mikonos ou Santorini. Isso porque no passado, a Puglia foi muito influenciada pela cultura grega antiga e os vestígios disso ainda podem ser sentidos até hoje.

6. Lecce

Anfiteatro Romano de Lecce. O que fazer na Puglia: 12 cidades incríveis para você visitar na região!
Anfiteatro Romano de Lecce. Foto: izanbar / 123RF

Muitas vezes rotulada como a “ Florença do Sul ”, esta cidade incrivelmente charmosa é um dos lugares imperdíveis da Puglia . Devido aos muitos monumentos barrocos que podemos encontrar aqui, Lecce também é conhecida como uma cidade barroca. Possui um maravilhoso centro histórico, inúmeras igrejas e praças, como Santa Maria da Providência, a impressionante Praça Addolorata e a Basílica de Santa Cruz. Um dos aspectos mais marcantes de Lecce é a pedra Lecce (ou pietra leccese) que foi usada para construir edifícios da cidade velha. Além disso, Lecce é um dos melhores lugares da Puglia para você experimentar a culinária típica da região. Por isso, não deixe de provar a massa orecchiette e polpette (uma espécie de almôndega italiana).

7. Locorotondo

Locorotondo - Puglia
Locorotondo – Puglia. Foto: konstantinmaslak / Bigstock

Locorotondo é uma cidade encantadora, conhecida por sua arquitetura branca e suas belas paisagens de vinhedos e olivais. Entre seus destaques estão o centro histórico e a Igreja de San Giorgio, uma bela construção barroca localizada no coração da cidade. Ela possui uma fachada impressionante e afrescos incríveis em seu interior. Locorotondo é conhecida por seus vinhos brancos leves e frescos e há várias vinícolas na região que oferecem degustações e visitas guiadas. Por isso, se você é fã da bebida, não perca esse passeio.

8. Castel del Monte

O que fazer na Puglia: 12 cidades incríveis para você visitar na região!
Castel del Monte – Puglia. Foto: Andria Wor/ Bigstock

Castel del Monte é um dos lugares mais misteriosos da Itália e, certamente vale a pena a visita. Construído por volta de 1240 por Federico II, ele está situado no pico de uma colina isolada em Andria, com uma bela vista para o Vale Murgia de um lado e do Mar Adriático do outro. É caracterizada por uma forma octogonal incomum com torres octogonais em cada canto. Em 1996, a UNESCO incluiu Castel del Monte em sua lista de Patrimônio Mundial por seu valor universal excepcional, tanto por sua beleza arquitetônica quanto pelo mistério que ainda o envolve.

9. Matera

Matera – Basicalata. Foto: Blue Jay de Getty Images / Canva

Caso você tenha mais de 7 dias para visitar a Puglia, vale muito a pena dar um pulo em Matera, cidade localizada na Basicalata e muito conhecida pelos Sassi, um complexo de casas e edifícios construídos nas rochas. É um lugar fascinante para explorar, com suas ruas estreitas, escadarias e becos. Você sabia que Matera é considerada uma das cidades habitadas mais antigas do mundo.? Os historiadores dizem que ela é habitada há mais de 9.000 anos. Por isso, não deixe de visitar o Parque das Igrejas Rupestres, uma área protegida que abriga várias igrejas e capelas construídas nas rochas. Sem dúvida, um passeio tranquilo que vai te fascinar.

10. Otranto

Vista panorâmica de Otranto. Foto: Maugli I

Otranto fica a apenas 72 km da Albânia, e sua localização resultou em muitas invasões, a pior delas foi o cerco turco em 1480, quando destruíram grande parte da cidade. Sua principal atração é a Catedral com seu piso de mosaico construído em 1163-1165 – ela sobreviveu à invasão turca, embora algumas partes tenham sido destruídas.

Ela tem um dos maiores mosaicos da Europa, que cobre todo o piso, cujo tema central é a Árvore da Vida, sustentada na base por elefantes, símbolo da pureza, com ramos que contam histórias pagãs e bíblicas. Na capela, você também pode ver os restos mortais dos 800 mártires que resistiram à invasão turca e se recusaram a se converter ao Islã. As órbitas vazias de centenas de crânios olham para você em contraste com a beleza do piso de mosaico. É de arrepiar!

11. Gallipoli

É uma cidade litorânea situada ao longo da costa de Salento, dividida em duas áreas: a cidade velha, localizada em uma ilha de calcário, e a nova vila, conectada à ilha por uma ponte. Na parte antiga da cidade você pode ver a Fontana Greca, um monumento de origem renascentista, a Catedral de Sant’Agata , um dos maiores exemplos do barroco em Salento e a Igreja de Santa Maria della Purità com um belo piso de majólica. 

Finalmente, você vai admirar o Castelo de Gallipoli, uma fortaleza defensiva pertencente à cidade velha com sua Torre del Rivellino. Gallipoli foi governada pelos gregos por cinco séculos entre os séculos 7 e 2 aC, mas todos os sinais de sua existência foram destruídos pelos romanos, e a grande parte da arquitetura vista agora é da Idade Média.

12. Martina Franca

A adorável Martina Franca é a maior cidade do vale, mas muitas vezes é esquecida pelo turismo de massa. Por isso, sua maior vantagem é que ela é mais vazia e tranquila do que cidades como Alberobello e Bari. A cidade velha é uma mistura interessante de barroco dourado e arquitetura branca semelhante à grega, com muitos grandes palazzi e igrejas. A Basílica di San Martino foi construída no século XVIII no estilo rococó.

Nas proximidades, a Piazza Maria Immacolata é uma linda praça cheia de edifícios barrocos com varandas de ferro e pórticos (arcadas) que levam às ruas laterais. Além de admirar a arquitetura, uma das atividades mais interessantes de se fazer em Martina Franca é se perder pelos labirintos de suas ruas estreitas. Suas esquinas são totalmente pintadas de branco, onde o único toque de cor são os vasos repletos de azaleias, begônias e petúnias penduradas nas sacadas e janelas das casas.

Quando ir à Puglia

A melhor época para visitar a região da Puglia, no sul da Itália, é durante a primavera (de março a junho) e o outono (de setembro a novembro). Durante essas estações, o clima é ameno e agradável, com temperaturas médias variando de 15°C a 25°C. Além disso, as multidões de turistas são menores do que no verão, o que torna mais fácil explorar as cidades e as atrações turísticas sem enfrentar filas e congestionamentos.

O verão (de junho a agosto) também é uma opção popular para visitar a Puglia, especialmente para aqueles que desejam desfrutar das praias e do mar. No entanto, as temperaturas podem ficar bastante altas, ultrapassando 30°C, e as multidões de turistas são maiores, especialmente em agosto, que é o mês de férias na Itália.

O inverno (de dezembro a fevereiro) é a estação mais tranquila na Puglia, mas também pode ser bastante frio e chuvoso. Algumas atrações turísticas podem estar fechadas durante esta época do ano, e as atividades ao ar livre podem ser limitadas devido às condições climáticas. No entanto, se você estiver interessado em eventos de Natal e Ano Novo ou em esportes de inverno, como esqui, a Puglia pode ser uma opção interessante.

Onde ficar na Puglia

As quatro principais áreas de interesse para os turistas são o Valle d’Itria, o litoral em torno de Bari, a Península de Salento no extremo sul e a Península de Gargano no norte. Uma boa estratégia na hora de decidir onde ficar na Puglia é escolher uma base para cada uma dessas áreas e visitar cidades próximas em passeios de um dia.

Quanto tempo ficar na Puglia

O tempo recomendado para ficar na Puglia depende do seu interesse em explorar a região e das atividades que você pretende realizar. Para conhecer as principais cidades e aproveitar algumas das atrações turísticas, o ideal seria ficar pelo menos, de 5 a 7 dias. Dessa forma, você teria tempo suficiente para visitar cidades como Bari, Lecce, Alberobello, Ostuni, Matera e Polignano a Mare, além de explorar as praias, degustar a comida local e participar de atividades culturais.

No entanto, se você tiver mais tempo e desejar explorar a região com mais calma, poderá estender a sua estadia para duas semanas ou mais. A Puglia tem muitas cidades e atrações interessantes, e você pode dedicar mais tempo para explorar cada lugar, mergulhar na cultura local, experimentar a culinária e fazer atividades ao ar livre, como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou fazer um passeio de barco.

Portanto, o tempo que você deve ficar na Puglia depende das suas preferências e do seu orçamento. Recomendamos pelo menos uma semana para ter tempo de explorar a região com calma, mas se você puder estender sua estadia, terá uma experiência mais completa da rica cultura e beleza natural da Puglia.

Como visitar a Puglia

De modo geral, existem várias formas de visitar a Puglia. Você pode alugar um carro e ir por conta própria ou então usar outros meios de transportes como avião, trem e ônibus. Todavia, dirigir pela região não é tarefa fácil, principalmente devido ao engarrafamento e a dificuldade em encontrar vagas para estacionar. Para quem viaja com muitas malas, constantes viagens de trem e ônibus e diversas idas ao aeroporto podem ser cansativas e desconfortáveis. Sendo assim, a maneira mais segura e confortável de conhecer a Puglia é contratar um tour com uma agência de confiança que conheça o melhor da região.

Tour Puglia Autêntica

Aqui na Cenci Turismo, a Puglia faz parte do nosso incrível roteiro Puglia autêntica. Em 9 dias, você irá conhecer cidades como Bari, Trani, Castel del Monte, Alberobello, Matera, Locorotondo, Ostuni, Otranto, Lecce, Gallipoli, Martina Franca, Polignano a Mare e Bari. Isso tudo em um roteiro equilibrado e sem correria, alguns bilhetes e entradas já inclusos no pacote assim como visitas guiadas. Além disso, prepare-se para uma experiência enogastronômica inesquecível em Martina Franca. Se interessou? Então, corra, solicite o seu orçamento aqui e garanta o seu embarque!

Artigos Relacionados

Sumário