Sul da Itália: 14 cidades imperdíveis que você precisa conhecer

Com monumentos históricos imponentes, praias com mar azul, cidades charmosas, paisagens naturais incomparáveis e uma culinária deliciosa, o Sul da Itália é uma das regiões mais incríveis e belas não só do país da bota, mas também do mundo.

Não é à toa que a região atraiu e, ainda atrai, turistas e viajantes do mundo todo que buscam desfrutar de boa comida, bons vinhos e paisagens deslumbrantes. Em apenas 15 dias, você conhecerá castelos, visitará ruínas e contemplará cenários cuja beleza é digna de um conto de fadas.

E tudo isso, enquanto saboreia um delicioso vinho e experimenta as deliciosas comidas típicas da região. Interessante, né? Então, confira quais são as 14 cidades imperdíveis do Sul da Itália.

As 14 cidades mais visitadas do Sul da Itália

O Sul da Itália é certamente uma das regiões mais bonitas não só do país da bota como também do mundo. Rodeada de cidades pitorescas, mar com águas cristalinas, montanhas e enseadas com vistas de tirar o fôlego, a “ponta da bota” abrange várias regiões ricas em beleza, cultura e história.

São elas:

  • Abruzzo;
  • Basilicata,
  • Campania;
  • Calabria;
  • Molise;
  • Puglia;
  • e as grandes ilhas, Sardenha e Sicília

Nessas regiões encontram-se alguns dos lugares mais visitados do país como Capri, Palermo, Nápoles e muitos outros. Confira a seguir quais são as cidades mais bonitas e famosas do Sul da Itália.

1. Nápoles – Campânia

Não teria como começar essa lista sem falar de uma das cidades mais encantadoras da Itália. Nápoles é linda, elegante, misteriosa e todos os anos encanta turistas do mundo todo.
Você já ouviu falar no famoso ditado “Vedi Napoli e poi Muori”? ou seja, “Veja Nápoles e depois morra”. Após conhecer esta maravilhosa cittá certamente vai concordar com o ditado.

No período que vai da primavera ao outono, Nápoles é um verdadeiro espetáculo, pois entre o centro histórico e a bela orla marítima você pode fazer caminhadas intermináveis parando para saborear uma clássica sfogliatella enquanto aprecia toda a beleza do pôr do sol.

Além disso, não deixe de experimentar a renomada pizza napolitana que em 2017 foi inserida na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Enfim, Nápoles é um lugar para se ver, saborear e sentir, aproveitando cada segundo de uma das cidades mais fascinantes da Europa.

Leia também Nápoles, 5 lugares para você visitar

Sul da Itália: 14 cidades imperdíveis que você precisa conhecer/ Nápoles
Nápoles – Campânia. Foto: Fábio Di Natale de Getty Images / Canva

2. Pompeia e Herculano – Campânia

Se você gosta de história, provavelmente conhecer Pompeia e Herculano será um dos momentos mais emocionantes da sua viagem ao sul da Itália. Afinal, ambas eram vilas romanas que foram destruídas quando o Vesúvio entrou em erupção, em 79 d.C., um momento marcante na história da Itália comumente retratado em filmes e séries.

Sem dúvida, a mais famosa das duas cidades é Pompeia que se tornou popular por conservar os corpos carbonizados dos moradores que foram vítimas da erupção do Vesúvio. Uma visita impressionante que nos leva a refletir sobre a brevidade da vida e a força implacável da natureza.

Já a cidade vizinha de Herculano é menor do que Pompeia e por estar mais afastada do vulcão não sofreu tanto assim com a erupção. Por isso, ela ainda está em um ótimo estado de conservação. Herculano era uma cidade rica e hoje nos permite conhecer um pouco de como os antigos romanos viviam.

Pompeia – Campânia. Foto: dbvirago de Getty Images / Canva

3. Costa Amalfitana – Campânia

Esta região particular do Sul da Itália é uma das mais belas e conhecidas do mundo. Estendendo-se de Positano a Salerno, a costa de Amalfi oferece paisagens espetaculares, cidades deslumbrantes cercadas por montanhas e alguns locais históricos interessantes.

Esta região protegida apresenta algumas cidades costeiras idílicas como Amalfi, Maiori e Positano que têm uma série de casas multicoloridas que se amontoam contra as colinas criando um cenário único que muitas vezes é usado como cartão postal do país. Sem dúvida, nessa região você irá vislumbrar uma das paisagens mais belas da Itália.

Costa Amalfitana – Campânia. Foto: Bluejayphoto de Getty Images / Canva

4. Capri – Campânia

Capri é uma pequena ilha na costa oeste do sul da Itália, localizada em frente à baía de Sorrento, nas proximidades de Nápoles. Não seria exagero dizer que Capri é uma das ilhas mais lindas da Itália e por isso é um destino de viagem extremamente popular.

Além de aproveitar a vista e degustar dos sabores e aromas típicos de Capri, você também pode fazer um passeio de barco pela ilha ou explorar a fantástica rede de cavernas da Gruta Azul. Por fim, não deixe de ir até o Monte Solaro para apreciar uma das vistas mais bonitas da região.

Capri – Campânia. Foto: Anastasia de Getty Images / Canva

 5. Bari – Puglia

Bari é uma fantástica cidade costeira localizada a meio caminho da costa do mar Adriático do sul da Itália. Este lugar incrível tem um grande porto, belas praias e uma encantadora cidade velha que conta com uma infinidade de ruas estreitas repletas de edifícios charmosos.

Dentro do centro histórico, encontra-se o imponente Castelo da Suábia, a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola.

Também aqui você pode encontrar vários museus, incluindo o Museu Arqueológico e o Museu Cívico. Boa gastronomia e boas compras também não faltam em Bari, já que você pode encontrar uma infinidade de lojas de grife, restaurantes e bares de qualidade.

6. Alberobello – Puglia

Ainda na região da Puglia, outro lugar que você não pode deixar de conhecer é a lindíssima aldeia de Alberobello, famosa sobretudo pela presença dos trulli, construções particulares cobertas por cúpulas de círculos concêntricos feitos de pedra, que lhes renderam a qualificação de Patrimônio Mundial da Unesco.

Sem dúvida, Alberobello é um dos principais cartões postais da Itália graças ao seu charme e beleza únicos.

Alberobello – Puglia. Foto: Pixabay / Canva

7. Lecce – Puglia

COutra cidade maravilhosa no sul da Itália é Lecce, mais conhecida como “a Rainha do Barroco” e “a Florença do Sul”. De fato, esse apelido pode ser compreendido apenas com uma simples volta na cidade. Afinal, ao observar suas construções você ficará maravilhado com a arte barroca que dá vida aos edifícios da cidade.

Lecce é uma das mais belas cidades artísticas da Itália e especialmente durante a primavera e o verão é um excelente ponto de partida para visitar algumas das melhores estâncias balneares da costa dos mares Adriático e Jônico.

Alberobello – Puglia. Foto: Onairda de Getty Images / Canva

8. Polignano a Mare – Puglia

Debruçada sobre o azul do mar, Polignano a Mare, na província de Bari, é uma das aldeias mais bonitas da Itália e um dos destinos que você não pode deixar de visitar na sua viagem.

Além das praias com águas cristalinas, a cidade também é conhecida pelo centro histórico com casas de pedra, galerias, ruas, terraços de onde se pode admirar o mar e finalmente por suas grutas impressionantes.

Ao visitar a cidade, não deixe de passear pelo charmoso centro histórico e, é claro, se banhar em praias como Cala Porto e explorar uma das 70 grutas da região, como a Grotta Palazzese, onde encontra-se um renomado e charmoso restaurante que leva o mesmo nome.

Polignano a Mare – Puglia. Foto: Getty Images / Canva

9. Tropea – Calábria

Que tal conhecer a aldeia que em 2021 foi eleita a mais bonita da Itália? A bela e antiga cidade de Tropea é outro destino imperdível no “País da bota”. Ela está situada no topo de algumas falésias e também do outro lado da estrada de uma pequena praia de areia, que dizem ter sido fundada pelo próprio Hércules.

A “pérola do Tirreno”, como é conhecida graças às suas vistas sugestivas e praias incluídas entre as mais belas do mundo, está longe de ser apenas um destino de sol e mar.

Afinal, ela também esconde muitas joias como igrejas monumentais e edifícios elegantes. Talvez, entre as imagens mais famosas de Tropea esteja a igreja localizada na rocha, agora um símbolo da vila calabresa: o Santuário da Madonna dell’Isola.

Tropea - Calábria
Tropea – Calábria. Foto: Elen / 123RF

10. Matera – Basilicata

Matera provavelmente é uma das cidades mais charmosas do Sul da Itália. Aliás, não é à toa que ela foi nomeada “Capital Europeia da Cultura em 2019”.

Você sabia que Matera tem mais de 10.000 anos de história e que é considerada a cidade mais antiga do mundo? Ela é tão antiga que ninguém sabe dizer quais são suas origens!

Além disso, Matera também é conhecida como “a cidade de pedras” e deve esse nome à peculiaridade de seu centro histórico, completamente esculpido na rocha, que se ergue próximo à Gravina di Matera, um desfiladeiro profundo que corta o território em dois.

Matera – Basicalata. Foto: Blue Jay de Getty Images / Canva

11. Palermo – Sicília

Além de todas essas cidades, o chamado sul da Itália também inclui as grandes ilhas Sardenha e Sicília. Nesta última fica localizada uma das cidades mais fascinantes do país, a extraordinária Palermo, local rico em cultura, belezas naturais, gastronomia e história milenar.

Fundada pelos fenícios, entre os séculos VII e VI a.C., a cidade de Palermo foi nomeada, em 2017, a capital italiana da Juventude e em 2018, a capital italiana da cultura.

Ao longo dos séculos, Palermo foi dominada pelos gregos, romanos, árabes, normandos, espanhóis, alemães e franceses, povos que deixaram marcas únicas nesta magnífica terra.

Em suma, Palermo é uma cidade extraordinária com diferentes arquiteturas que convivem harmoniosamente entre si, misturando o novo e o velho.

Os principais locais de interesse são o Palazzo dei Normanni ou Palazzo Reale, a Capela Palatina e a Catedral da Santa Virgem Maria da Assunção, incluída na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Quanto à culinária, não deixe de provar pratos como arancini, cannoli ou cassata siciliana.

Igreja de San Domenico na Praça San Domenico em Palermo - Sicília
Igreja de San Domenico na Praça San Domenico em Palermo – Sicília. Foto: Katatonia82 / Bigstock

12. Taormina – Sicília

Graças à sua encantadora posição sobre o mar, à beleza paisagística, ao vasto patrimônio histórico, cultural e arqueológico, Taormina é uma das estâncias turísticas mais famosas da Sicília.

Lugar de grande encanto e beleza, a esplêndida cidade siciliana seduziu poetas e escritores, atraiu viajantes famosos e acolheu celebridades de fama internacional.

Assim como muitos turistas, Goethe visitou Taormina para ver seu teatro greco-romano, passear por suas ruas medievais, admirar suas vistas deslumbrantes, saborear sua excelente gastronomia e relaxar ao sol de suas maravilhosas praias.

Taormina – Sicília . Foto: Getty Images / Canva

13.  Siracusa – Sicília

A protagonista do sugestivo canto sudeste da Sicília é Siracusa. Com uma arqueologia espetacular, praças magníficas, mar cristalino e ruínas gregas antigas erguendo-se no coração de magníficos pomares, Siracusa encarna a beleza atemporal da região.

Fundada em 734 a.C., Siracusa foi um dos maiores centros do mundo antigo. Hoje, as ruínas deste assentamento constituem a Área Monumental de Neópolis.

Seu centro histórico, com praças barrocas, vielas medievais e vistas para o mar azul-turquesa, é simplesmente encantador.

Siracusa – Sicília. Foto: wsfurlan Getty Images / Canva

14. Agrigento – Sicília

Agrigento tem uma história muito antiga e vestígios de seu passado são visíveis ainda hoje. O deslumbrante Vale dos Templos é Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das áreas arqueológicas mais importantes da Itália.

Visitar essa área significa mergulhar no passado da Magna Grécia e descobrir um dos mais belos recantos da costa siciliana, com baías e praias de águas azul-turquesa.

Agrigento – Sicília. Foto: Afinocchiaro Getty Images / Canva

Quando ir ao Sul da Itália

O Sul da Itália pode ser visitado em qualquer época do ano. Contudo, os melhores meses vão de maio a outubro, período que abrange a primavera, verão e início de outono. Nessa época, as temperaturas são mais quentes, o que já permite tomar banho de mar nas cidades litorâneas.

Para fugir de preços altos e cidades lotadas evite viajar nos meses de julho e agosto, alta temporada e auge do verão europeu.

Como chegar ao Sul da Itália

Não existem voos diretos entre o Brasil e as cidades do Sul da Itália. Assim, a melhor forma de visitar a região é pegar um voo para Roma e de lá seguir para Nápoles, Costa Amalfitana, etc.

Além disso, na Calábria, os aeroportos de Reggio Calabria e de Lamezia Terme recebem voos de Roma assim como a Puglia que tem como opção os aeroportos de Bari e de Brindisi.

Como visitar o Sul da Itália

De modo geral, existem diferentes formas de percorrer o Sul da Itália. Algumas pessoas optam por alugar um carro, enquanto outras utilizam meios de transporte como avião, trem ou ônibus, de acordo com o perfil da viagem.

No entanto, deslocar-se entre muitas cidades pode exigir atenção: o trânsito intenso em algumas regiões, a dificuldade para estacionar e o transporte de bagagens tornam o percurso mais cansativo, especialmente em viagens mais longas.

Por isso, muitos viajantes preferem conhecer o Sul da Itália por meio de roteiros organizados, que permitem aproveitar os destinos com mais conforto, fluidez e tempo para cada experiência.

O Sul da Itália é uma região de muitos destinos icônicos e contrastes — e justamente por isso um roteiro bem estruturado faz toda a diferença. Ao unir as cidades certas, no ritmo correto e com apoio especializado, a viagem se torna mais confortável e mais rica em experiências. Assim, o que fica é a essência do sul: história, paisagens e sabores que continuam na memória.

Para quem deseja viver essa experiência de forma fluida e bem conectada, vale conhecer nossos roteiros pelo Sul da Itália, pensados para conectar destinos e experiências.


Foto de capa: Neirfy / Bigstock

Artigos Relacionados

Cidades da Toscana: as 10 maravilhosas que você precisa conhecer!

Marche: a joia desconhecida e pouco explorada da Itália!

Sumário