Peregrinação gastronômica na Itália: 17 restaurantes para colocar no seu roteiro

Dicas Cenci - 09/10/2019

Por Daniel Cury

Foto de capa: Igor Oliyarnik (Unsplash)

*imagens ilustrativas

Viajar à Itália e não procurar por bons restaurantes é como ir à praia e não se bronzear! Para que a experiência italiana seja completa, a gastronomia precisa estar presente na sua programação. E quando se fala em gastronomia italiana de qualidade, é bem provável que você pense em duas coisas: preços caros e muitos tipos de massas.

É aí que você se engana! Embora alguns bons restaurantes possam demandar um investimento um pouco mais alto, e ainda que as massas sejam o carro chefe da cozinha do país, o fato é que a Itália pode oferecer muito mais! Frutos do mar, carnes e até mesmo hambúrgueres! Por isso, decidimos listar restaurantes dos mais diversos: em diferentes cidades e com diferentes propostas, para que você possa colocar na sua lista.

1- Pizzeria La Boccaccia (Roma)

É claro que o bairro  Trastevere, conhecido por ser o centro gastronômico de Roma com seus restaurantes, está repleto de opções. Mas a nossa dica é esta menos óbvia. As pizzas do local, com preços muito acessíveis e elogiadas por todo mundo que passa, são o ponto alto do local. O restaurante tem várias unidades, mas a dica fica para o seguinte endereço: Via di Santa Dorotea, 2.

2- Armando Al Pantheon (Roma)

Outro restaurante que chama atenção em Roma é o Armando Al Pantheon, que fica praticamente em frente à famosa igreja que está em seu nome. Ao contrário das muitas “iscas de turistas” que enchem os locais mais badalados, esta casa tradicional tem grande variedade de pratos e muita história para contar. Antes de ir ao endereço Salita De’ Crescenzi, 31, é recomendado reservar mesa.

3- La Pergola (Roma)

Se a ideia de comer em Roma passa por sofisticação, um dos melhores restaurantes da cidade é o imperdível La Pergola, que conseguiu nada menos que as famosas 3 estrelas no Guia Michelin. A vista é deslumbrante, já que ele fica dentro do hotel Rome Cavalieri, e o ambiente refinado é refletido nos preços.

Foto: Camila Melim (Unsplash)

4- Trattoria La Pergola (Orvieto)

Um cantinho confortável em uma das cidades medievais mais acolhedoras da Itália. Se a cidade de Orvieto é uma pérola nas proximidades de Roma, a Trattoria La Pergola é um cantinho agradável com boa comida para quem busca um descanso após caminhar nas tortuosas vias da cidade. As carnes e massas chamam atenção. Mas tem que anotar bem o endereço para que sua entrada não passe despercebida: Via dei Magoni, 9B.

5- Club del Doge (Veneza)

Sofisticação, luxo e uma vista dos sonhos. Um dos restaurantes mais famosos de toda a Itália fica em Veneza e oferece o melhor dos frutos do mar, massas e carnes. O restaurante fica dentro do Hotel The Gritti Palace, da rede Marriott.

6- Osteria Al Squero (Veneza)

Do requinte, vamos à simplicidade, com comida sempre boa! A elogiada Osteria Al Squero fica a poucos metros da Ponte dell’Accademia e é perfeita para experimentar brusquetas e outros petiscos junto com vinhos ou drinks que não pesam no bolso! Coloque o endereço no seu GPS para não se perder: Dorsoduro, 943 – 944.

Leia também Veneza, cidade sobre as águas

7- Da Vittorio (Brusaporto)

Nas redondezas de Milão, e a poucos minutos de Bergamo, mais especificamente na cidade de Brusaporto, fica um dos restaurantes mais aclamados e respeitados da Itália. Também localizado dentro de um hotel, o Da Vittorio Relais & Chateaux, o sofisticado restaurante oferece uma experiência gastronômica completa, incluindo tanto carnes e peixes sofisticados quanto os doces mais finos do norte da Itália, graças à pâtisserie repleta de opções.

8- Enoteca Pichiorri (Florença)

Se o desejo é manter a alta qualidade com sofisticação em Florença, a melhor pedida é a Enoteca Picchiorri, um dos mais exclusivos restaurantes de toda a Toscana. Que tal um peixe grelhado com alcaparras e ravióli de ostras? Ou um peito de pato com chucrute e creme de alho picante? São apenas alguns exemplos do restaurante localizado à Via Ghibellina, 87, e também parte do grupo Relais & Chateaux, mesmo do restaurante anterior.

9- Il Santo Bevitore (Florença)

Quer comida boa a preços justos em Florença? Talvez seja o caso de conhecer Il Santo Bevitore, que oferece boas massas, risotos e sopas, além de sobremesas diferentes. Tudo isso pertinho do Rio Arno e da Ponte alla Carraia, bem na Via Santo Spirito, 64.

Foto: Jamie Patterson (Pexels)

10 – Il Vinaino (Florença)

Na Via Palazzuolo, 124, pertinho da estação de Santa Maria Novella, fica um cantinho com comida simples, honesta e tipicamente italiana, do tipo “sem cerimônias”. É quase uma comida de rua, e o vinho é servido no copo. Afinal, a boa Itália tem restaurante para todos os gostos e bolsos!

Leia também Florença: 5 dicas e curiosidades para você aproveitar mais a cidade

11- Il Miracolo dei Pesci (Nápoles)

A aparência simples e as cadeiras de plástico enganam, porque a comida é famosa por sua alta qualidade. Quem estiver em Nápoles procurando por um bom local para comer, mas sem luxos, vai adorar os incríveis frutos do mar do restaurante que faz jus ao nome de “o milagre dos peixes”. Fica pertinho da Fontana del Sebeto, no Largo Sermoneta, 17.

12- Palazzo Petruci (Nápoles)

Mas se você está em Nápoles e quer uma opção mais refinada, o Palazzo Petrucci pode ser uma boa pedida. Além de ser separado em dois ambientes, sendo um deles apenas pizzaria, o local se destaca pelo atendimento de qualidade e a paisagem deslumbrante que só esta incrível cidade consegue oferecer. Fica na Via Posillipo, 16C.

13- Il Culinario (Palermo)

Se a ideia é visitar Palermo, a primeira dica é Il Culinario, restaurante bastante acessível e agradável. As massas e frutos do mar dominam, e os elogios também! A boa localização também conta, já que ele fica próximo à Via Cavour e ao Museu Antonio Salinas. Anote o endereço: Via Concettina Ramondetti Fileti 24/26.

14- Badalamenti Cucina e Bottega (Palermo)

Se a ideia de visitar Palermo passa por comer em um local mais acolhedor e apurado, o Badalamenti Cucina e Bottega é provavelmente o que você procura. Além de venderem produtos como frios e vinhos, o restaurante se propõe a oferecer interpretações destes produtos. Para chegar até lá é necessário percorrer uma distância de 10km do centro de Palermo, mas a viagem vale à pena tanto pela comida quanto pelo caminho até a região de Mondello. É o almoço perfeito que estava faltando na sua programação! Endereço: Viale Galatea 55, Mondello.

Foto: Adrienn (Pexels)

Leia também Palermo – História e Arquitetura da grande Metrópole Siciliana

15- Al Becco della Civetta (Castelmezzano)

Como a ideia desta lista é fugir um pouco do óbvio, é necessário falar de um restaurante um pouco distante das rotas mais famosas da Itália. Aqui, a sugestão é que você estique a viagem até a cidade de Castelmezzano, na região de Basilicata. Escondida em meio às montanhas, a cidade conta com um incrível restaurante da chef Antonietta Santoro. Interpretações da cozinha mediterrânea garantem uma experiência inesperada em um beco nas ruelas da pequena cidade. Endereço: Vico I Maglietta 7, Castelmezzano.

16- Trattoria al Pompiere (Verona)

A opção indicada para Verona tem preços justos, sofisticação na medida certa, frios saborosos, massas tradicionais, carnes suculentas e sobremesas clássicas. Tudo isso a 1 minuto de caminhada da famosa Casa de Julieta, um dos pontos mais famosos de Verona. É só colocar no mapa: Vicolo Regina D’Ungheria, 5.

17- TheLab – Unconventional Burger Experience

Por fim, a dica 17 é também a mais inesperada. Afinal, se você vai a Milão, você não pensa em experimentar hambúrgueres, né? Mas, se for para conhecer o TheLab, certamente vale abrir uma exceção à comida italiana tradicional. O TheLab oferece os famosos “burgers” com ingredientes de qualidade que só a Itália oferece, além de cervejas artesanais variadas. Quer fugir do óbvio em Milão? É só ir para a Via Pasquale Sottocorno, 5A, apenas 25 minutos de caminhada da Duomo.

Leia também Tudo sobre os patrimônios da humanidade na Itália (parte 1)

EXPLORE AINDA MAIS A ITÁLIA COM ESTES PASSEIOS INCRÍVEIS


Receba promoções e novidades antes de todo mundo!