Foliona vestida a caráter durante o Carnaval de Veneza

O fascinante Carnaval de Veneza

Arte e Arquitetura - 21/02/2020

Carnaval para nós no Brasil é sinônimo de farra, descontração e muito calor. Você conseguiria imaginar um carnaval com as ruas cheias de pessoas em traje de gala sob um frio de 5 graus? Pois conheça então o fascinante Carnaval de Veneza, um dos mais importantes no mundo e que atrai todos os anos para a Sereníssima milhões de turistas curiosos de ver e serem vistos!

Casal de foliões diante do Palazzo del Doge, com traje e máscaras tradicionais.
Casal de foliões diante do Palazzo del Doge, com traje e máscaras tradicionais. Foto: Crisfotolux / Bigstock

A tradição do Carnaval de Veneza

A tradição do Carnaval em Veneza tem longa data e remonta ao menos ao ano de 1094. A festa foi criada para dar à população, uma vez por ano, a possibilidade de festejar e se divertir sem freios ou inibições: o empregado podia zombar do patrão; o pobre, do rico; o cidadão comum, dos nobres e das autoridades. Daqui o uso das fantasias e das máscaras, para garantir um perfeito anonimato: durante o Carnaval todos eram iguais e dispostos a entrar na brincadeira.

Carnaval de Veneza.
Carnaval de Veneza. Foto: Francesco Munegato / Flickr

Leia também VENEZA, CIDADE SOBRE AS ÁGUAS

As máscaras

As máscaras são certamente a parte mais fascinante do carnaval de Veneza. Existem máscaras de todos os tipos e cores, nas mais variadas formas, algumas das quais de incrível feitura e beleza. Todos os anos os famosos artesãos venezianos se esforçam em criar modelos cada vez mais deslumbrantes, que você vai poder admirar passeando pela cidade.

Máscara artesanal típica do carnaval de Veneza
Máscara artesanal típica do carnaval de Veneza. Andando pela cidade é fácil encontrar lojas especializadas na produção e venda destas máscaras. Não deixe de trazer uma da tua viagem como recordação. Foto: Fpwing / 123RF.

A máscara mais tradicional e conhecida, símbolo do carnaval de Veneza, é a famosa larva. Usada seja por homens que mulheres, a larva cobre o rosto inteiro, garantindo total anonimato, bem como a possibilidade de beber e comer sem precisar tirá-la. Em conjunto com o chapéu de três pontas e o manto geralmente preto, a larva completa a fantasia mais tradicional de Veneza, conhecida como Bauta (veja a foto aqui embaixo).

Grupo de amigos vestindo a tradicional Bauta veneziana, composta de chapéu de três pontas (tricorno), manto (tabarro) e máscara (larva).
Grupo de amigos vestindo a tradicional Bauta veneziana, composta de chapéu de três pontas (tricorno), manto (tabarro) e máscara (larva). Foto: Federicofoto / 123RF

Leia também CATEDRAL DE MILÃO, 5 FATOS INTERESSANTES

As festas típicas durante o Carnaval em Veneza

Além de poder admirar as exuberantes máscaras e fantasias dos outros foliões em meio à beleza de Veneza, durante o Carnaval é possível também assistir a algumas festas típicas. Uma delas, de antiga tradição, é a Festa das Marias. Diz a lenda que no ano de 943 um grupo de piratas invadiu uma festa de matrimônio coletivo e, em meio à confusão geral, raptou as doze esposas junto com suas ricas jóias, fugindo em seguida para o mar.

Gôndolas em Veneza
Gôndolas navegando pelo Grande Canal com a Basílica de Santa Maria della Salute ao fundo. Foto: Volha Kavalenkava / 123RF

No entanto, alguns corajosos venezianos, zarpando no encalço dos piratas, conseguiram recuperar as donzelas após uma animosa batalha. Em homenagem a este acontecimento é celebrada ainda hoje a Festa das Marias: as doze jovens mais belas de Veneza desfilam em trajes medievais pela cidade, acompanhadas por uma enorme comitiva de damas-de-honra, músicos e jovens rapazes que as carregam, todos vestidos a caráter, enquanto a população e os turistas admiram de perto a passeata. 

As Doze Marias chegando em passeata à Piazza San Marco.
As Doze Marias chegando em passeata à Piazza San Marco. Foto: Festa delle Marie (Facebook)

Leia também GUETO DE VENEZA, O MAIS ANTIGO DO MUNDO!

O Voo do Anjo

Uma outra tradição do Carnaval de Veneza é o chamado “Voo do Anjo”: uma personalidade famosa ou então a mais bela “Maria” do ano anterior desce “em voo” do campanário até uma Piazza San Marco lotada, lançando durante a descida confetes e prendas aos presentes.

O “Vôo do Anjo” (Volo dell’Angelo), evento tradicional do Carnaval de Veneza. Foto via Il Principe Azzurro Esiste

É supérfluo acrescentar que toda essa atmosfera festeira, mas elegante e misteriosa, ganha muito mais magia rodeada como é pela beleza sem par da cidade de Veneza, com seus numerosos canais, suas ruas labirínticas, suas charmosas gôndolas e seu cenário estonteante. Pegue sua máscara e venha você também descobrir o eterno encanto da extraordinária Sereníssima!

Panorâmica de Veneza
Vista panorâmica de Veneza: campanário, praça de São Marcos e Palazzo del Doge. Foto: Frank11 / Bigstock

Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Crisfotolux / Bigstock

EXPLORE AINDA MAIS A ITÁLIA COM ESTES PASSEIOS INCRÍVEIS


Dicas Cenci

Receba promoções e novidades antes de todo mundo!