Um dos tantos belos vislumbres da Costa Amalfitana no litoral da Campânia

Campânia – 5 cidades imperdíveis

Cidades Históricas - 18/06/2019
Por Yuri Borges Loyola
Foto de capa: Janos Gaspar / 123RF

A Campânia é unanimemente reconhecida como uma das regiões mais bonitas e amadas da Itália. Famosa em todo o mundo pela beleza natural estonteante, sobretudo da Costa Amalfitana, a Campânia é também um dos berços da cultura italiana, para não falar da sua invejável tradição culinária. Neste artigo falaremos um pouco de cinco destinações que tornam a Campânia um lugar único no mundo, digno de ser visitado!

1. Pompeia

Ir até Pompeia é entrar numa viagem no tempo até a Roma antiga. Em 79 d.C. o Vesúvio entrou em violenta erupção, pegando de surpresa os Romanos que sequer imaginavam que a famosa montanha perto da qual moravam fosse na verdade um vulcão. A fuligem e as cinzas expelidas eram tantas que rapidamente cobriram as zonas da redondeza, literalmente submergindo, sob a cinza ainda quente, a cidade de Pompéia. Esse triste desastre possibilitou, todavia, um verdadeiro milagre arqueológico, isto é, que uma inteira cidade do mundo antigo chegasse até nós quase inteiramente preservada.

Rua de Pompéia, uma das tantas pela qual se pode andar para conhecer a cidade antiga que foi soterrada pelas cinzas do Vesúvio.
Rua de Pompéia, uma das tantas pela qual se pode andar para conhecer a cidade antiga que foi soterrada pelas cinzas do Vesúvio. Foto: Anna Yamikova / 123RF.

Graças à Pompeia podemos conhecer melhor como eram as luxuosas casas da elite romana, seu gosto artístico na decoração das casas e também um pouco da vida, cotidiano e Hobbies dos antigos. Passear pelas ruas de Pompéia provoca esta sensação única, acrescida pela imponente presença do Vesúvio ao horizonte, de ter saído do nosso mundo e de ter entrado, ainda que por um momento, em uma época diferente.

Sítio arqueológico de Pompeia
Sítio arqueológico de Pompeia. Foto: Wiesław Jarek / 123RF

2. Sorrento

Com um dos cenários mais deslumbrantes da Itália, Sorrento é conhecida desde a Antiguidade por sua beleza, que não por acaso inspirou a famosa canção napolitana Torna a Surriento.

A cidade, inicialmente uma vila de pescadores, se expandiu com o tempo, subindo pelo íngreme terreno das montanhas: um dos fascínios do Golfo de Sorrento consiste justamente no belo contraste entre o resplandecente azul do mar e as casas por sobre os penhascos, cuja atmosfera se torna ainda mais mágica iluminada pelo pôr-do-sol.

Rua em Sorrento com duomo ao fundo
Rua em Sorrento com duomo ao fundo. Foto: Alkanc / 123RF

Sorrento é também renomada pelos seus limões, dos quais os sorrentinos são muito orgulhosos, como você poderá perceber passeando pelas ruas da cidade e observando suas charmosas lojinhas. A partir do limão de ótima qualidade de Sorrento é produzido um dos melhores licores da Itália, o limoncello: não deixe de experimentá-lo!

Vista aérea de Sorrento.
Vista aérea de Sorrento. Foto: Marcorubino / Bigstock

3. Capri

A Ilha de Capri é uma das joias do Golfo de Nápoles e justamente meta de milhares de turistas todos os anos. Abraçada por um esplêndido mar, Capri oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Vista de Capri.
Vista de Capri. Foto: Neirfy / Bigstock

Famosa desde a Antiguidade, lugar de veraneio dos imperadores romanos, Capri tornou-se de novo conhecida na época moderna após a redescoberta da famosa Gruta Azul. Trata-se de um verdadeiro milagre da natureza: a gruta, encastoada sob a pedra, possui uma pequena abertura que filtra somente a tonalidade azul da luz do sol, tornando o interior da caverna de uma luminosidade extraordinária e sem igual – um verdadeiro espetáculo da natureza que você não pode perder!

A estupenda Grotta Azzurra de Capri, com o efeito da luz azul no seu interior.
A estupenda Grotta Azzurra de Capri, com o efeito da luz azul no seu interior. Foto: Glen Scarborough / Flickr

4. Positano

A cidade de Positano não fica atrás em termos de beleza e fascínio. Suas coloridas e pitorescas casas, engastadas na encosta íngreme, acolhem os visitantes que chegam até a cidade através do mar.

Positano é praticamente toda em vertical e parte do seu encanto consiste justamente nas suas muitas escadinhas e becos: um cativante labirinto para se explorar num dia de sol e no qual se deixar perder. A pequena cidade proporciona uma atmosfera tranquila e também romântica, acrescida pela presença da natureza e do esplêndido mar. O cenário marítimo deslumbrante, com suas belas praias e falésias, torna-se ainda mais mágico à luz do pôr-do-sol: não deixe de experimentar o charme desta belíssima cidade.

A encantadora cidade de Positano, com suas casinhas coloridas construídas sobre o penhasco.
A encantadora cidade de Positano, com suas casinhas coloridas construídas sobre o penhasco. Foto: Aleksandrs Tihonovs / 123RF

5. Amalfi

Cidade que dá o nome a toda a Costa Amalfitana, Amalfi não é só uma das mais belas de todo o litoral da Campânia, com uma paisagem de tirar o fôlego, mas possui também uma rica história e cultura no seu passado.

Amalfi
Amalfi. Foto: R.Babakin / Bigstock

Primeira entre todas repúblicas marítimas da Itália e, um tempo, uma das mais importantes, rival de Gênova e Veneza, Amalfi foi em seguida conquistada pelo reino normando da Sicília: a mistura de diferentes estilos, típica de uma cidade aberta aos mares, é bem visível na estupenda catedral da cidade, que mistura arquitetura europeia e árabe. A toda essa história soma-se a vista panorâmica extraordinária da cidade, que mistura paisagens rochosas com o mar deslumbrante da Costa Amalfitana – uma destinação imperdível para quem vai à Campânia!

Um dos tantos belos vislumbres da Costa Amalfitana no litoral da Campânia
Um dos tantos belos vislumbres da Costa Amalfitana no litoral da Campânia. Foto: Janos Gaspar / 123RF.

Dicas Cenci

Receba promoções e novidades antes de todo mundo!
Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendemos de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00

Clique para iniciar o atendimento