Quer saber o que fazer em Siena? Caminhar por praças antigas, visitar catedrais, igrejas, fortalezas e torres construídas na era medieval são apenas algumas das coisas incríveis que você poderá fazer nessa cidade, que é uma das mais lindas e visitadas da Itália.
Localizada na região da Toscana, Siena é uma cidade histórica mundialmente conhecida por sua linda arquitetura e por seu centro histórico tão rico que foi até declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Assim como acontece com outros lugares da Toscana, Siena foi inicialmente colonizada por tribos etruscas.
Foi na época de Império Romano que ela cresceu e se tornou de fato uma cidade. Contudo, foi apenas sob o poder dos Lombardos que ela se desenvolveu e se tornou uma poderosa República. Durante muitos séculos Siena disputou o poder com a sua vizinha e rival Florença e foi só em decorrência das assim chamadas “Guerras italianas” que a cidade, em 1559, caiu nas mãos dos Médici, senhores de Florença.
Hoje em dia, Siena é um dos principais destinos turísticos da Itália e da Toscana, atraindo milhares de visitantes a cada ano. Se você quer aproveitar ao máximo a sua viagem, neste artigo você vai saber o que fazer em Siena para aproveitar muito a sua viagem.
Uma breve história de Siena
Siena é uma cidade localizada na Toscana e está historicamente ligada às atividades comerciais e bancárias locais. Desde a Idade Média, ela já era um importante centro bancário. Siena, inclusive, abriga o banco mais antigo do mundo, o Monte dei Paschi, que opera continuamente desde 1472.
Assim como várias outras cidades na região, Siena foi colonizada pela primeira vez na época dos etruscos (c. 900–400 aC), quando era habitada por uma tribo chamada Saina. Foi somente na época do império Romano que ela recebeu o nome de Saena Julia.
Contudo, como grande parte das cidades italianas, a fundação de Siena é cercada por mitos e lendas. Segundo a tradição local, ela foi fundada por Senius e Aschius, filhos de Remo, portanto, sobrinhos de Romulus, que deu o nome a Roma. Supostamente após o assassinato de seu pai por Rômulo, eles fugiram de Roma e se refugiaram em Siena, levando consigo a estátua da loba amamentando os bebês.
Vários pintores renascentistas importantes trabalharam e nasceram em Siena, entre eles Duccio, Ambrogio Lorenzetti , Simone Martini e Sassetta, e influenciaram o curso da arte italiana e europeia.
Siena foi uma das cidades mais importantes da Europa medieval, e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO .
Além disso, ela também é famosa por sua culinária, arte, museus, paisagem urbana e o Palio, uma corrida de cavalos realizada duas vezes por ano na Piazza del Campo. Veja a seguir o que fazer em Siena e quais atrações visitar.
- Leia também Cidades da Toscana: 16 lugares maravilhosas que você precisa conhecer!
O que fazer em Siena: 12 atrações turísticas imperdíveis!!
Se você está viajando pela Toscana, então não pode deixar de incluir Siena no seu roteiro. Afinal, ela é uma das mais belas e principais cidades da região. O interessante é que a maioria das atrações fica concentrada na Piazza del Campo. Por isso, é possível visitar a cidade em meio-dia, vindo de ônibus, trem ou carro a partir de Florença.
Sendo assim, confira a seguir 11 coisas que você precisa conhecer na cidade.
1. O que fazer em Siena: admirar o Duomo de Siena
A Catedral de Siena é certamente um dos principais edifícios de arquitetura gótica em toda a Itália e também um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Originalmente construída no século XIII, ela fica localizada na Piazza del Duomo, no centro histórico.
A fachada e o exterior da catedral são magníficos e apresentam uma infinidade de elementos de design de pedra branca e mármore, além de vários afrescos de rara beleza. Além disso, o interior da igreja é de tirar o fôlego, pois praticamente todos os ângulos são decorados de arcos de mármore policromado listrado e sua cúpula dourada é ornamentada com belos afrescos acima do altar-mor.
Se você se encantou com a catedral de Florença, com toda a certeza irá se encantar ainda mais com a de Siena. Por isso, mesmo que você esteja apenas passando pela cidade, não deixe de conhecer o interior do Duomo.
2. Piazza del Campo
A Piazza del Campo é, sem dúvida, a praça principal de Siena. Aqui é o local perfeito para você admirar a arquitetura medieval dos prédios, fazer compras, tirar muitas fotos e, é claro, almoçar em um de seus belos restaurantes.
Na praça estão localizados os principais edifícios da cidade como a Torre del Mangia, o belo Palazzo Pubblico e a Fonte de Gaia. Muitas pessoas começam seu passeio de Siena a partir deste ponto que também contém uma variedade de cafés, restaurantes e lojas.
3. Palazzo Pubblico
Localizado na Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico é uma das estruturas mais conhecidas de Siena e se destaca por sua arquitetura incrível e pela imponente Torre del Mangia. Esta estrutura medieval foi criada no século XIII e serviu como casa do governo republicano de Siena. O exterior apresenta um design gótico italiano com revestimento de pedra em dois tons e uma infinidade de belas janelas em arco.
O interior do palácio contém alguns afrescos absolutamente impressionantes – praticamente todas as salas principais do edifício são cobertas com decoração ornamentada e pinturas maravilhosas. Contudo, a sala mais famosa do palácio é a Sala della Pace (Sala da Paz). O local é um ponto de encontro entre os governadores da cidade e está decorada como um ciclo de afrescos bem sugestivo, chamado de “Alegoria do bom e do mal governo”. Ele representa os contrastes entre um governo em prol da comunidade e um governo ruim, que não atende aos interesses dos cidadãos.
4. O que fazer em Siena: Subir na Torre del Mangia
Esta torre de 102 metros de altura ergue-se orgulhosamente no final do Palazzo Pubblico e é uma das atrações mais conhecidas da cidade. Uma curiosidade interessante sobre esta torre é que seu nome é uma homenagem ao primeiro sineiro da catedral: Giovanni di Ducci apelidado de Mangiaguadagni (o comedor de lucros).
Caso você queira ter uma vista de tirar o fôlego de Siena, não deixe de subir até o topo da torre. Isso, é claro, se você estiver preparado para subir mais de duzentos degraus de escada.
5. Biblioteca Piccolomini
A Catedral de Siena é uma maravilha por si só, mas dentro das paredes deste impressionante edifício há um tesouro escondido. A Biblioteca Piccolomini é conhecida em todo o país e com razão: dentro desta pequena sala está um ciclo do afresco entre os mais impressionantes da região da Toscana. Realizadas pela mão de Pinturicchio, as dez cenas que compõem o ciclo, retratam a vida e a carreira do Papa Pio II. Os detalhes impressionam e as cores continuam tão vivas como no dia em que foram criadas. Além das magníficas pinturas, há também uma série de manuscritos históricos em exposição.
6. O que fazer em Siena: Galeria Nacional de Siena
A Galeria Nacional de Siena fica localizada em um edifício fantástico que remonta ao século XV, onde você pode encontrar uma magnífica coleção de arte predominantemente de artistas de Siena entre os séculos XII e XVI.
As obras de arte notáveis incluem “A Reisurreção de Láza” e “A entrada em Jerusalem” de Guido da Siena, e a “Madonna con bambino” (Maria com o bebê) de Duccio da Boninsegna. Esta galeria é um ótimo lugar para visitar e aprender sobre a história das artes e da cultura da cidade.
7. Igreja de San Domenico
A Igreja de San Domenico está localizada na parte oeste do centro histórico da cidade e apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos diferentes. Embora o exterior não seja luxuoso como a Catedral, o interior tem uma bela decoração, em particular na Capela de Santa Caterina, que apresenta alguns belos afrescos religiosos e algumas esculturas de mármore.
Além disso, a nave principal contém alguns ornamentos religiosos, como candelabros de ouro e retábulos. Este edifício é mais uma estrutura magnífica no coração de Siena e definitivamente vale a pena uma visita.
8. Piazza Salimbeni
A Piazza Salimbeni é uma pequena, mas interessante praça localizada no coração do centro histórico da cidade. Ela é cercada por 3 palácios diferentes: o Palazzo Tantucci, o Palazzo Salimbeni e o Palazzo Spannocchi.
O Palazzo Tantucci apresenta uma fachada laranja com muitas janelas emolduradas, enquanto o adjacente Palazzo Spannocchi tem um design amarelo-claro com uma série de janelas em arco. Finalmente, o Palácio Salimbeni tem uma fachada creme com várias janelas adornadas com trabalhos em gesso.
9. O que fazer em Sien Porta Pispini
Durante a Idade Média, Siena era uma cidade poderosa e tinha uma extensa rede defensiva que cercava grande parte do seu centro. A Porta Pispini (ou Porta da Bica como também é conhecida) é um dos portais remanescentes desta época e pode ser encontrada na parte oriental de Siena.
A entrada possui uma porta dupla feita de pedra – ambas têm arcos impressionantes e o portão interno ainda tem seu caixilho e portas de madeira. Além disso, ambas as portas têm uma linha de teto crenulada e o efeito é bastante impressionante.
Se você caminhar para a direita do portão, poderá ver as muralhas originais da cidade e uma torre de guarda bem preservada.
10. Santuário de Santa Catarina
Este complexo religioso foi criado para homenagear Santa Catarina de Siena e é supostamente construído sobre o seu local de nascimento. Em seu interior, você pode encontrar uma variedade de estruturas diferentes, incluindo várias arcadas e galerias lindamente decoradas, e a Igreja do Crucificado, a qual contém uma decoração opulenta e afrescos que retratam a vida de Santa Catarina.Este é um ótimo lugar para visitar e entender a importância da principal santa de Siena.
11. O que fazer em Sien: Batistério de Santa Maria Assunta
O batistério da Catedral de Siena foi adicionado posteriormente a ela, no século XIV. Seu exterior permanece incompleto, e apenas metade do edifício conectado à catedral é coberto com o icônico mármore policromado.
No interior do batistério você irá encontrar uma decoração sublime – as paredes são revestidas de mármore policromado preto e branco (completo) e os tetos são cobertos por maravilhosos afrescos renascentistas. No centro do Batistério você encontra a pia batismal projetada por ninguém menos que Donatello.
Enfim, essas são as principais atrações da cidade para você botar na sua lista. A seguir, confira dicas do que fazer em Siena em 1, 2 e 3 dias.
O que fazer em siena em 1 dia
Siena é uma cidade encantadora, e apesar de ter coisas incríveis para você ver e conhecer, um dia é suficiente para aproveitar o seu melhor. Do contrário, se você planeja passar 2 ou mais dias, aproveite para explorar os arredores.
Se você planeja passar apenas um dia na cidade, pode seguir este programa diário:
- Catedral;
- Batistério;
- Piazza del Campo;
- Visita ao Palácio Público;
- Suba até a plataforma de observação Torre del Mangia e aprecie a vista;
- Passeie pelas ruas do centro histórico e descubra belas igrejas, palácios e outras praças em Siena;
- No final do dia, dirija-se à Igreja de San Domenico para admirar a belíssima vista sobre a cidade.
O que fazer em Siena em 2 dias
Se você planeja passar dois dias em Siena, siga o programa do dia 1. No dia 2, você pode aproveitar para conhecer algumas das aldeias incríveis que ficam pertinho da cidade.
Algumas das principais opções são:
- Os burgos da região vinícola do Chianti, como Gaiole, Greve e Castellina;
- San Gimignano;
- Monteriggioni.
Tour Itália Fantasia
Agora que você já sabe o que fazer em Siena, que tal conhecer, além de Siena, cidades maravilhosas como Roma, Veneza, Milão e outras?
Aqui na Cenci Turismo, Siena faz parte do nosso incrível roteiro Itália Fantasia. Em 17 dias, você irá visitar as cidades de arte mais conhecidas do mundo, como Roma, Siena, Pisa, Florença, Verona, Veneza e Milão.
Isso tudo em um roteiro equilibrado, com todos os ingressos e visitas guiadas inclusos no pacote.
Se interessou? Então, corra, solicite o seu orçamento aqui e garanta o seu embarque!
Foto de capa: Ross Helen Getty Imagens Canva