O que fazer em Milão: 18 atividades imperdíveis na Capital da Moda!

Fazer compras no quadrilátero da moda, experimentar um risoto alla milanese e visitar umas das maiores igrejas da Europa, são apenas algumas das coisas incríveis de o que fazer em Milão

Apesar de mundialmente conhecida como capital da moda junto a outros centros urbanos como Nova York e Paris, Milão tem muito mais a oferecer. Com uma arquitetura histórica impressionante e arranhas céus modernos, a cidade guarda segredos que, certamente, vão te impressionar.

Neste artigo você verá 18 atividades incríveis para fazer em Milão, além de aprender um pouco mais sobre uma das cidades mais vibrantes da Europa. Confira!

Uma breve história de Milão

Quando vamos visitar uma nova cidade, nada como conhecer um pouco da sua história, não é mesmo? Por isso, antes de saber o que fazer em Milão, vamos aprender um pouco sobre a história dessa incrível cidade.

Milão foi fundada pelos Ínsubres, um povo celta que vivia na região. Em 222 a.C., os Romanos invadiram a cidade e fizeram dela a capital administrativa do império e assim foi de 286 a 402.

Mas, além dos Romanos, Milão também foi governada pelos Duques Visconti, pela família Sforza, pelos espanhóis, em 1500, e pelos austríacos, em 1700. Em 1796, Napoleão I conquistou a cidade e fez dela a capital do seu Reino de Itália, em 1805.

Durante o período austríaco, Milano foi um importante centro cultural na Europa, e por isso atraiu vários artistas, compositores e importantes figuras literárias. Na década de 1770, Mozart estreou três óperas no Teatro Régio Ducal. Mais tarde, o Teatro alla Scala tornou-se uma referência em ópera no mundo graças às premières de Bellini, Donizetti, Rossini e Verdi.

Na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi gravemente afetada pelos bombardeios dos Aliados, e após a ocupação alemã em 1943, ela se tornou o principal centro da resistência italiana. Apesar disso, foi no pós-guerra que Milão viveu um intenso crescimento econômico, atraindo milhares de imigrantes do sul da Itália e do exterior.

Milão é conhecida mundialmente como a capital do design e também da moda. Grandes marcas de luxo como Prada, por exemplo, nasceram aqui.  A cidade também conta com um rico patrimônio cultural e uma culinária saborosíssima, pois é o lar de doces como o Panetone. Hoje em dia, Milão também é um dos principais destinos turísticos na Itália.

 Em seguida, veja o que fazer em Milão!

O que fazer em Milão!

O que fazer em Milão: 18 atividades imperdíveis na Capital da Moda!
Piazza del Duomo Milão. Foto: Noppasin Wongchum de Getty Images / Canva

1. Visite o Duomo de Milão

Cartão postal da cidade, a catedral é certamente o ponto turístico mais visitado de Milão. Famoso por sua monumental arquitetura, o Duomo levou mais de 600 anos para ficar pronto e foi protagonista de eventos históricos importantíssimos como a coroação de Napoleão Bonaparte.

Localizada no centro de Milão, na Piazza del Duomo, a catedral foi construída em 1386, mas só foi oficialmente concluída em 1965! De estilo gótico italiano, sua fachada frontal é verdadeiramente magnífica, coroada por inúmeras torres e estátuas.

O interior é igualmente deslumbrante e apresenta alguns belos vitrais repletos de cores: além disso, entre as colunas centrais, há uma fantástica exibição de obras de arte e algumas estátuas finamente detalhadas.

Além de visitar o seu interior, não deixe de subir até o terraço da catedral, de onde você pode ter uma vista panorâmica da Piazza del Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele.

O que fazer em Milão: 18 atividades imperdíveis na Capital da Moda!
Catedral de Milão – Milão. Foto: Claudio Divizia de Getty Images / Canva

2. O que fazer em Milão: admirar a Última Ceia na Igreja de Santa Maria delle Grazie

Definitivamente, você não pode ir a Milão sem visitar a igreja Santa Maria delle Grazie. Criada em 1497, ela apresenta uma arquitetura em estilo gótico com tijolos vermelhos e uma grande basílica traseira.

Contudo, o que torna a igreja tão famosa e especial é o convento a ela anexo, que guarda nada mais nada menos do que uma das obras-primas mais importantes da humanidade: “A última Ceia” de Leonardo Da Vinci.

Ao longo dos séculos, esta obra de arte foi examinada e analisada graças aos seus segredos e conteúdo ocultos, e fomentou várias teorias da conspiração relacionadas à igreja católica e Leonardo da Vinci.

Verdades ou simples teorias, o fato é que sob o ponto de vista artístico a pintura, realizada em uma das paredes do refeitório do antigo convento, é um marco do período renascentista. Para apreciá-la de perto, é fundamental comprar o ingresso com antecedência: os bilhetes esgotam muito rápido, sendo impossível comprá-los na hora.

Igreja Santa Maria delle Grazie – Milão. Foto: 3dts de Getty Images / Canva

3. O que fazer em Milão: caminhar pela Piazza del Duomo

Como a praça central de Milão, a Piazza del Duomo é um imenso espaço público aberto que apresenta arquitetura e esculturas impressionantes. Se você estiver visitando a cidade, este deve ser o seu ponto de partida. Daqui você pode ver o maravilhoso Duomo e os edifícios ao redor.

No centro da praça está uma belíssima estátua do primeiro rei da Itália – Vittorio Emmanuel, enquanto do outro lado fica o impressionante palácio real, atual sede do governo.

Além disso, há uma série de lojas, restaurantes e bares sofisticados. Um bom local para dar aquela paradinha e almoçar um risoto alla milanese e tomar um cappuccino.

4. O que fazer em Milão: conhecer a Galleria Vittorio Emanuele II

Logo ao lado do Duomo de Milão, fica localizada a estonteante, Galleria Vittorio Emanuele II. Projetada por Giuseppe Mengoni, ela foi criada em 1877, e é um dos shoppings mais antigos do mundo.

O shopping em forma de cruz é coberto por quatro braços com painéis de vidro que deixam entrar a luz do sol, enquanto as paredes e as fachadas das lojas são decoradas com painéis ornamentados e obras de arte. No seu interior, lojas de luxo como Prada, Gucci, Louis Vuitton complementam o glamour de um dos edifícios mais bonitos de Milão.

O que fazer em Milão: 18 atividades imperdíveis na Capital da Moda!
Galeria Vittorio Emanuele II – Milão. Foto: Michal Collection Getty Images / Canva

5. Visitar o Castelo Sforzesco

Construído em 1368 por Galeazzo Il Visconti como uma fortaleza, o castelo foi ampliado no século XIV por Gian Galeazzo e logo em seguida por Filippo Maria, que o transformou em um esplêndido palácio ducal.

Em 1447, foi parcialmente demolido durante a República Ambrosiana, mas Francesco Sforza, que se tornou Duque de Milão em 1450, e seu filho Ludovico transformaram o castelo em uma das cortes mais maravilhosas da Itália renascentista.

Na frente do castelo ergue-se um imenso muro de tijolos forrado de ameias e emoldurado por uma torre de guarda central. Ao entrar no pátio central, você notará as grandes torres de guarda e o tamanho do castelo o surpreenderá.

Uma curiosidade sobre o Castelo Sforzesco é que Leonardo Da Vinci viveu aí durante o período que esteve em Milão para pintar “A última Ceia”.

Além do próprio castelo, há também uma série de pequenos museus e coleções que contêm uma infinidade de artefatos interessantes e informações históricas sobre o castelo e Milão.

7.  Relaxar no Parco Sempione

Como um dos principais parques de Milão, o Parco Sempione fica localizado atrás do castelo Sforzesco e é uma visita imperdível para quem visita à cidade. Originalmente estabelecido em 1888, o parque cobre 95 acres e contém o fantástico arco da paz.

Este lugar maravilhoso é paisagístico e contém uma infinidade de trilhas, ciclovias e áreas arborizadas, com muitas esculturas e fontes ornamentadas. Na primavera, as flores da estação desabrocham, deixando o parque ainda mais belo.

Se você quer um lugar para relaxar da movimentada cidade, o Parco Sempione é o local perfeito.

8. Admirar o Arco della pace

No centro da Piazza Sempione, próximo ao castelo Sforzesco está o Arco della Pace. Construído em homenagem a Napoleão Bonaparte, ele é todo feito em granito Baveno, revestido em mármore e decorado com estátuas de bronze.

 Ele foi inspirado nos arcos romanos e figura como uma das principais obras neoclássicas de Milão.

Durante muitos anos, ele foi a porta de entrada principal para a cidade, por onde passavam os nobres, reis, comerciantes e camponeses que habitavam a região.

O que fazer em Milão: 18 atividades imperdíveis na Capital da Moda!
Arco della Pace – Milão. Foto: Andrey Khbostov de Getty Images / Canva

9. O que fazer em Milão: visitar as obras da Pinacoteca de Brera

Localizada no Palazzo Brera, nas proximidades do Castelo Sforzesco e da Piazza del Duomo, a Pinacoteca é uma galeria de belas-artes que contém uma grande coleção de peças italianas. Antigamente, o palácio serviu como convento e como biblioteca nacional até ser convertido em museu no século XIX.

Dentro da galeria, você pode encontrar obras como “As Bodas da Virgem de Rafael”, “Pieta de Bellini”, “A Última Ceia de Rubens” e a “Adoração dos Reis Magos de Correggio”.

Pinacoteca di Brera Milão. Foto: Pierluigi Palazzi de Getty Images / Canva

10. Santo Ambrogio

 Construído em 1379, este edifício é um dos mais antigos de Milão. A cidade foi praticamente toda construída em torno da igreja, pois serviu de ponto focal para a população.

Com um design românico simples, o estilo deste santuário não mudou muito desde a sua criação. Duas grandes torres emolduram a fachada frontal e um pátio central é enquadrado por uma série de arcos ornamentados.

Devido à sua idade, o interior da igreja apresenta alguns belos mosaicos e obras de arte, incluindo o teto do Oratório e a uma incrível representação de Cristo em uma das cúpulas. Uma visita a esta igreja proporcionará uma boa visão da história de Milão e sua importância religiosa.

11. Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci era um homem lendário, um verdadeiro gênio, além de ser muito mais do que um artista – ele era um verdadeiro visionário, inventor e estudioso.

É lógico que um museu com o nome dele contém muitas de suas obras e uma enorme coleção de outras importantes exposições científicas e tecnológicas.

Como um dos museus mais importantes do mundo, você pode esperar encontrar coleções como uma infinidade de modelos de carros criados a partir de desenhos de Da Vinci, reconstruções de suas máquinas voadoras e vários de seus desenhos, plantas e esboços.

Além das obras do próprio Leonardo, há também uma enorme coleção de importantes invenções científicas e peças de tecnologia inovadora que mudaram o mundo.

12. Piazza dei Mercanti

Outrora o centro de Milão, mais especificamente durante a Idade Média, a Piazza dei Mercanti era um verdadeiro centro de atividades e abrigava muitos comércios.

Localizada entre a Piazza Duomo e a Piazza Corduiso, ela fica a uma curta distância dos principais pontos turísticos da cidade. Nela você encontra vários edifícios importantes, incluindo a Pallaza della Ragione, a Pallaza delle Scuole Palatine e a Loggia degli Osii.

Além disso, várias estátuas e monumentos importantes podem ser encontrados aqui, alguns dos quais, são de origem romana. Se você estiver com um tempinho a mais, não deixe de passar nessa praça para admirar sua bela arquitetura e conhecer uma das partes mais antigas da cidade.

13. O que fazer em Milão: visitar o Teatro Scala

Existem poucos edifícios no mundo que receberam tantos grandes artistas como a Ópera Scala. Localizada ao norte do Duomo e a leste do Castello Sforzesco, esta casa de ópera é uma das melhores do mundo, conhecida por suas qualidades acústicas e principalmente pelas grandes óperas de Verdi que estrearam aqui.

Construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, ele deve seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no local.

Dentro do auditório principal, a decoração e grandiosidade dos assentos e do palco impressiona graças aos seus 6 níveis de assentos que emolduram o palco em um semicírculo. Além disso, todo o lugar é repleto de cortinas de veludo vermelho e móveis dourados.

14. Estádio AC Milan San Siro

Possivelmente um dos estádios mais renomados e conhecidos do mundo, o San Siro é desde 1926 um dos principais locais esportivos da Itália. Se você curte futebol, sem dúvida visitar essa estádio precisa estar na sua lista de o que fazer em Milão.

Com capacidade para pouco mais de 80.000 pessoas, é um dos maiores estádios da Europa,  foi um dos principais estádios durante a Copa do Mundo de 34 e 90. Ao visitá-lo, você verá as icônicas torres circulares que sustentam os colossais níveis, e o enorme telhado que cobre parcialmente o chão.

Tanto o AC Milan quanto o Inter de Milão jogam neste campo impressionante e o clima em seus jogos em casa é simplesmente inacreditável. Não se esqueça de visitar o museu conjunto para conhecer a história desses dois famosos clubes italianos.

15. O que fazer em Milão: Distrito de Brera

Este bairro encantador está localizado ao norte do Duomo, entre Borgonuovo e Broletto. Um ar de boêmia prevalece aqui e o bairro está repleto de academias de arte, galerias,  restaurantes e bares.

A vibração neste distrito é fantástica e você pode desfrutar de uma boa refeição, sair para tomar uma bebida, experimentar um pouco de terapia de compras ou simplesmente caminhar pelas muitas ruas de paralelepípedos admirando a arquitetura.

16. Conheça Naviglio Grande

Poucas pessoas percebem que Milão realmente tem dois canais, um dos quais é o Naviglio Grande – este canal se estende da Porta Ticinese ao rio Ticino, cerca de 50 km a oeste. Construído originalmente em 1177, ele foi trabalhado por muitos anos e continuou a se expandir até o que é hoje. 

A seção do canal situada no centro da cidade é um lugar fantástico para caminhar e está repleta de prédios antigos, além de uma variedade de lojas e restaurantes.

Passeie por uma parte da hidrovia e admire esta zona diferente de Milão que é raramente vista ou listada em guias turísticos.

17. O que fazer em Milão: compras em Milão

Sim, tivemos que incluir um pequeno parágrafo sobre compras em Milão. Afinal, a cidade é reconhecida internacionalmente como a capital da moda e do design!

Para os viciados em compras, aconselhamos ir ao quadrilátero da moda (“Quadrilatero della moda” em italiano) composto pelas seguintes 4 ruas: Via Montenapoleone, Via della Spiga, Via Sant’Andrea e Via Manzoni.

Lá encontrará tudo o que precisa nas butiques de grandes designers italianos como Versace e Gucci. É também aqui que acontece a Semana de Moda de Milão.

18. Experimentar a deliciosa culinária milanesa

Por fim, uma coisa que você não pode deixar de fazer em Milão, é experimentar os deliciosos pratos da culinária milanesa. Assim, uma vez na cidade experimente o delicioso risotto alla milanese, feito com arroz arbóreo e temperado com açafrão e queijo parmesão.

Outro prato imperdível na cidade são os Panzerotti do Luini, considerados os melhores panzerotti do mundo inteiro. Além de baratos, são deliciosos e não é à toa que os turistas e os milaneses fazem fila para experimentar.

Agora que você já sabe o que faze em Milão, confira a seguir quantos dias ficar na capital da moda.

Risoto alla milanese. Foto: Ribeiro Rocha de Getty Images / Canva

Quantos dias ficar em Milão: veja o que fazer em Milão em 3 dias

Agora que você já sabe o que fazer em Milão, é interessante também organizar bem o seu roteiro. Apesar de ser uma cidade com muitas atrações, a proximidade dos pontos turísticos em Milão faz com que você consiga fazer muita coisa em pouco tempo. Por isso, se quiser conhecer a cidade sem correria, o ideal é ficar, ao menos, 3 dias completos.

O que fazer em Milão: um dia em Milão

Se você tiver um dia para visitar Milão, pode começar visitando o Duomo pela manhã. Em seguida, dê um passeio na Galleria Vittorio Emanuele II, o belo shopping de luxo localizado ao lado da catedral.

Do outro lado da Galleria, você pode ver a ópera de Milão: La Scala. Após a refeição, siga para o Castelo Sforzesco, seus museus e Parco Sempione, a cerca de 10 a 15 minutos a pé da Catedral, e tire muitas fotos no Arco della Pace.

2 dias em Milão

Em 2 dias em Milão, além do roteiro do 1º dia, você pode caminhar até ao Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci, passando pelo Arco della Pace. Depois de visitar o museu, dê um passeio até à Basílica de Santo Ambrósio, que fica apenas a 5 minutos.

Não perca a arquitetura original do Castello Cova, localizado ao lado. Em seguida, você pode ir admirar “A última Ceia” na Igreja Santa Maria delle Grazie. À noite, dirija-se ao distrito de Navigli.

 3 dias em Milão

3 dias em Milão permitirão que você descubra a cidade um pouco mais a fundo, ou faça uma viagem de um dia a um dos muitos pontos de interesse. Se você pretende ficar na cidade, aproveite a oportunidade e visite 1 ou 2 outros museus como a Pinacoteca Brera ou o Palácio Real de Milão.

E claro, dê uma voltinha no quadrilátero da moda e se puder, faça algumas compras! Afinal, você está na capital da moda. Outra opção é fazer uma viagem de um dia ao Lago Como, a cerca de 1 hora de Milão de trem ou carro.

Tour Itália Sonhada

Que tal conhecer, além de Milão, cidades maravilhosas como Roma, Veneza, Siena e outras ?

Aqui na Cenci Turismo, Milão faz parte do nosso incrível roteiro Itália Sonhada. Em 13 dias, você irá conhecer as principais cidades italianas como Roma, Montepulciano, Pienza, Siena, San Gimignano, Pisa, Florença, Verona, Veneza, Lago de Garda e Milão.

Isso tudo em um roteiro equilibrado e sem correria,  com todos os ingressos e visitas guiadas inclusos no pacote.

Se interessou? Então, corra, solicite o seu orçamento aqui e garanta o seu embarque!


Foto de capa: Ross Helen de Getty Images / Canva

Artigos Relacionados

Sumário