Se você está planejando visitar a península sorrentina, entre Sorrento e a Costa Amalfitana, certamente deve ter dúvidas como o que fazer em Capri, quantos dias ficar e muito mais, certo? Neste artigo, você terá todas as principais informações sobre a ilha e todas as dicas para aproveitar ao máximo sua viagem a um dos lugares mais espetaculares da Itália e do mundo.
A ilha de Capri é uma extensão da península montanhosa e íngreme de Amalfi, onde fica Sorrento. Você pode chegar lá a partir de ferries e hidrofólios frequentes que partem de Sorrento (o ponto de embarque mais próximo) e de Nápoles, a 43 quilômetros de distância.
Com apenas seis quilômetros de extensão e pouco mais de dois quilômetros de largura, a ilha tem duas cidades principais: Capri e, bem acima, Anacapri. Além dos luxuosos hotéis e restaurantes 5 estrelas, o que mais atrai turistas na ilha é sua natureza exuberante e suas paisagens de tirar o fôlego.
Quer descobrir tudo sobre a ilha mais famosa da Itália? Então, confira a seguir o que fazer em Capri, quando ir, quantos dias ficar e muito mais.
Capri, a ilha das celebridades
Capri é uma pequena ilha localizada na ponta sul do Golfo de Nápoles, no sul da Itália, a apenas 19 km de Sorrento, a 22 km de Positano e 40 km de Nápoles. A história da ilha começa no século VII a.C., quando Capri era dominada pelos povos fenícios. Durante o império romano, Capri era o destino de descanso de imperadores como Augusto, que esgotados da agitada vida em Roma, buscavam um local para se refugiar.
Contudo, foi na década de 50 e 60 do século XX que Capri entrou na lista de destinos turísticos mais desejados do mundo, graças às estrelas e astros de Holywood que escolhiam a paradisíaca ilha para tirar férias. Um destino popular entre estrelas de cinema icônicas dos anos 50, não há dúvida de que Capri deve estar no topo da sua lista de viagens. Já imaginou Jackie O’ com óculos de sol enormes passeando pela Piazzetta, ou Sophia Loren se bronzeando em um iate.
Em Capri, você encontrará uma mistura de simplicidade, paisagens naturais deslumbrantes e uma pitada da dolce vita italiana. Alguns podem parar na ilha apenas para uma rápida viagem de um dia, mas o ideal é passar pelo menos uma noite. Dessa forma, você poderá apreciar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Perder-se vagando pelos becos, visitar igrejas e jardins antigos e aproveitar o sol para umas férias inesquecíveis são atividades simples, mas que em Capri ganham todo um significado especial. Um toque de magia e emoção inexplicáveis!
Veja a seguir o que fazer em Capri e saiba quais são as 13 atrações turísticas que você não pode deixar de conhecer!
- Leia também Sul da Itália: 14 cidades imperdíveis que você precisa conhecer!
O que fazer em Capri: 13 atrações turísticas que você precisa conhecer
Capri é uma ilha pequena em tamanho, mas enorme em belezas naturais. Isso significa que você terá muitas coisas incríveis e únicas para fazer na cidade, desde tomar um limoncello (o típico licor da região), pegar um sol na praia e vislumbrar paisagens cênicas inesquecíveis. Pensando nisso, nós separamos 13 coisas incríveis que você precisa fazer na sua primeira viagem a ilha mais famosa da Itália.
1. Conheça a Marina Piccola e outras praias da ilha de Capri
Esse pequeno porto, localizado na costa sul, é um dos lugares da ilha de Capri que recebe mais sol, por isso, é perfeito para você tomar aquele banho de mar. Assim, se você pretende pegar uma praia em Capri, este é o lugar certo. Além da Marina Piccola, Capri tem outras praias maravilhosas com águas limpas e cristalinas.
As melhores praias são:
- Bagni di Tiberio – pequena praia com restaurantes e águas limpas, que você pode acessar apenas de barco (barcos regulares disponíveis, a travessia leva apenas alguns minutos);
- Marina Grande – a praia mais próxima do porto, é uma praia bonita, mas muito movimentada, adequada especialmente se você estiver com pouco tempo e precisa de acesso fácil ao porto e à balsa;
- Faro di Punta Carena – não é uma praia propriamente dita, pois você entra na água da costa rochosa com a ajuda de um barco. É o lugar com um dos melhores pontos de pôr do sol em Capri.
2. O que fazer em Capri: Gruta Azzurra (Gruta Azul)
A gruta azul é um dos lugares mais bonitos e imperdíveis da ilha de Capri. Ela é uma enorme caverna que possui uma abertura para o mar que permite que a luz do sol seja refletida em seu interior, dando a impressão de que ela é iluminada por dentro por uma luz que pinta de azul suas paredes.
Pequenos barcos se aglomeram perto da entrada para levar os turistas para gruta por uma abertura com pouco mais de um metro de altura – talvez seja necessário deitar-se no fundo do barco para passar e, quando o mar está agitado, é impossível entrar.
Os romanos pensavam que a Gruta Azul era o lar das ninfas do mar, por isso não costumavam passar por lá para não enfurecer esses seres místicos. Assim, foi a partir do século XIX que a gruta azul se tornou a principal atração turística da ilha.
3. Giardini di Augusto (Jardins de Augusto) – Ilha de Capri
Quando você pensa em Capri, certamente a primeira imagem que vem a sua mente são jardins repletos de flores e falésias rochosas emoldurando um mar azul-turquesa, não é mesmo? Se sim, então você precisa conhecer os Giardini di Augusto, o lugar onde esse cenário se materializa.
Localizados perto de San Giacomo, os jardins botânicos lindamente mantidos cobrem um terraço arborizado, onde flores e pérgulas emolduram as vistas do mar e dos Faraglioni. Aqui é o lugar perfeito para você parar, admirar a natureza e, é claro, tirar muitas fotos.
4. Vila San Michele
Poucas casas no mundo são agraciadas com uma vista e um cenário digno dos filmes de Hollywood, como a Villa San Michele. Esta foi a casa do médico sueco Axel Munthe, que imortalizou o local no livro A História de San Michele .
A casa e os jardins que a cercam estão repletos das coleções pessoais do médico, que vão desde artefatos arqueológicos de valor inestimável – antiguidades romanas, egípcias e etruscas – até arte do século XX. A vista de seus jardins, emoldurados por pérgulas cobertas de videiras e estátuas de mármore, é de tirar o fôlego.
5. Os Faraglioni e Punta Tragara
Na ponta sudeste de Capri, um terraço em Punta Tragara tem uma vista esplêndida para a costa sul e para a strês pedras mais conhecidas da ilha: os Faraglioni. A vista vai da península continental de Amalfi até o Monte Castiglione, com seu castelo monumental, e desce até a baía de Marina Piccola .
Do lado direito do terraço, um caminho leva ao Pizzolungo, um dos passeios mais bonitos e imperdíveis da ilha.
6. O que fazer em Capri: Monte Solaro
O Monte Solaro, localizado a 588 metros, é o lugar mais alto da ilha e também um dos mais bonitos e imperdíveis da ilha. Isso graças à vista única e espetacular que ele oferece. Na verdade, o Monte Solaro fica em Anacapri e você pode chegar lá ou de teleférico, cujo trajeto dura 12 minutos, e até fazendo uma trilha de uma hora.
Deste ponto mais alto da ilha, você pode ver não apenas toda Capri, a Baía de Nápoles e a península de Amalfi, mas até as montanhas da Calábria. Na face vertical do Fortino di Bruto, uma estrutura defensiva construída durante as guerras napoleônicas no início do século XIX, está uma estátua do imperador Augusto, o primeiro romano a chegar à ilha.
No Monte Solaro, além da vista espetacular, você também encontra bares, cafés, restaurantes charmosos e com uma comida maravilhosa. Perfeito para descansar e relaxar um pouco antes de seguir viagem.
Se você tiver a oportunidade, deixe para visitar o Monte Solaro perto do entardecer, quando as luzes do pôr do sol deixam a paisagem ainda mais deslumbrante. Que tal aproveitar para saborear um maravilhoso vinho tinto enquanto aprecia esse espetáculo da natureza?
7. Villa di Tiberio (Villa Jovis)
No extremo nordeste de Capri estão os restos surpreendentemente intactos da Villa de Tiberio ou Villa Jovis, uma das mais grandiosas mansões do imperador Tibério. As ruínas erguem-se em terraços até o topo da colina, dando uma ideia do tamanho deste lugar onde este importante personagem viveu desde 27 d.C. até à sua morte em 37 d.C. A mansão possui vários níveis, ao todo abrangendo mais de 18.000 metros quadrados.
No final da estrada, fica localizado um local com uma vista surpreendente, mas que esconde uma história um pouco sinistra. O Salto di Tiberio é um penhasco de 274 metros de altura onde, segundo a história, o imperador costumava empurrar criados e convidados que o desagradavam.
8. Anacapri
Tão longe do brilho e da observação de celebridades da Piazzetta de Capri, Anacapri flutua em um mundo de sonhos bem no topo de seu planalto. O lance de mais de 500 degraus de pedra, construídos nos tempos fenícios, foi suplantado por uma estrada de três quilômetros, que ligam Anacapri com a cidade baixa.
A igreja do século XVIII de San Michele em Anacapri é construída em uma planta octogonal em cruz grega, e seu piso de azulejos de majólica retrata a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.
A principal igreja da cidade, Santa Sofia, data de 1510, mas a sacristia e o oratório incluem os restos de uma antiga igreja dedicada a São Carlos. É difícil não ver a Casa Rossa com ameias vermelhas, construída por um veterano da Guerra Civil Americana; um museu em seu interior exibe estátuas romanas encontradas na Gruta Azul.
9. Certosa di San Giacomo
Perto dos Jardins de Augusto, no centro da cidade de Capri, está a Certosa di San Giacomo. Fundado em 1371, este mosteiro foi saqueado e incendiado em 1553, e abandonado depois de 1807. A igreja tem um portal gótico, afrescos do século XVII e dois claustros. O convento abriga o Museo Diefenbach, uma coleção de obras do pintor alemão Art Nouveau e simbolista Karl Wilhelm Diefenbach, que viveu em Capri de 1900 a 1915.
10. Praça Umberto I (Piazzetta)
Conhecida simplesmente como a Piazzetta, esta animada praça sob a torre do relógio é onde o funicular leva os passageiros que chegam à Marina Grande. É um dos lugares mais movimentados da ilha e também onde turistas e paparazzis ficam na esperança de encontrar celebridades almoçando ou fazendo compras. Já imaginou você estar passeando por essa praça e se deparar com artistas como Angelina Jolie, Leonardo DiCaprio, Jay-lo?
As praças e ruas próximas da praça são o lugar para fazer compras em Capri. A maior concentração de grandes lojas de grife fica na Via Camerelle; nas ruas limítrofes você encontrará lojas exibindo lembranças, flores, cerâmicas pintadas com cores vivas, roupas, perfumes feitos localmente e outras especialidades de Capri, como as famosas sandálias de couro feitas sob medida.
11. O que fazer em Capri: faça os passeios de barco
Impossível ir à Capri e não fazer ao menos um passeio de barco, não é mesmo? Os passeios costumam demorar cerca de duas horas se forem feitos de lancha e de três a quatro horas de barco a remo. Viagens mais curtas ao redor da ilha e entre as falésias chamadas de Faraglioni levam cerca de uma hora e são uma das coisas mais populares para fazer em Capri.
12. O que fazer em Capri: experimentar a deliciosa culinária local
Ir à Itália e não experimentar os pratos típicos de uma das culinárias mais famosas e deliciosas do mundo deveria ser considerado o oitavo pecado capital. Brincadeiras à parte, aproveite sua estadia na ilha para saborear sua cozinha tradicional.
Entre as especialidades que você não pode perder estão:
- Torta caprese: farinha de amêndoa e chocolate;
- Limoncello: o famoso licor de limão produzido em toda a área da costa de Amalfi;
- Salada Caprese: tomate fresco e mussarela;
- Ravioli capresi: massa recheada com manjericão e queijo;
- Pesce all’acqua pazza: peixe cozido com tomates frescos em cubos, água e vinho branco.
13. Compre uma sandália sob medida
Se você curte compras, então não deixe de comprar na Piazzeta ou nas proximidades dela uma sandália de couro feita na hora e sob medida para você. Esta é uma das criações artesanais mais típicas da ilha. As sandálias são planas, têm desenhos minimalistas e podem ser enfeitadas com joias e tiras.
Quando ir a Capri
Agora que você já sabe o que fazer em Capri, certamente deve estar se perguntando qual é a melhor época do ano para visitar a ilha. Apesar de ser um local que pode ser visitado o ano todo, não restam dúvidas que as melhores épocas são a primavera e o verão, estações quentes em que você poderá fazer deliciosos passeios de barco e até dar um mergulho no mar.
A primavera vai de março a junho, sendo junho o mês mais quente. Enquanto isso, o verão vai do fim de junho e termina em setembro. Os meses de julho e agosto são de altíssima temporada, por isso os preços ficam mais caros e a ilha lotada.
Sendo assim, se você quiser pegar um bom tempo, menos turistas e preços mais acessíveis, programe sua viagem para meados de maio, junho, setembro e início de outubro.
Quantos dias em Capri
Capri é uma ilha pequena e apenas um dia já é tempo suficiente para ter um panorama. Contudo, se puder, fique pelo menos 2 dias, ou então uma noite na ilha. Se você tiver apenas um dia em Capri, poderá ver alguns dos destaques do destino, como a gruta azul, centro da cidade e visitar Anacapri.
Mas, se sua intenção é conhecer a ilha com calma e desfrutar de tudo o que ela tem a oferecer, reserve 3 dias completos para explorar o melhor dela e relaxar.
Como chegar a Capri
Você pode chegar à Capri pegando a balsa ou hidrofólio vindo de Sorrento, ou Nápoles.
Para chegar à Capri de Nápoles, você pega o hidrofólio do porto chamado de Molo Beverello. A travessia leva entre 50min e 1h25min, dependendo do barco. Entre abril e outubro os trajetos são mais frequentes. Fora da temporada, a programação dos barcos é mais limitada.
Para chegar à ilha de Sorrento, você pega o barco da Marina Piccola e gasta cerca de 30 minutos. Durante o verão, rotas adicionais estão disponíveis a partir de Amalfi, Positano, Salerno, Marioi e Ischia. Os horários ao longo dessas rotas são mais limitados do que de Nápoles e Sorrento, portanto, pode ser necessário planejamento adicional.
Tour o Fabuloso Sul da Itália
Aqui na Cenci Turismo, Capri faz parte do nosso incrível roteiro Fabuloso Sul. Em 16 dias, você irá conhecer cidades como Nápoles, Pompeia, Sorrento, ilha de Capri, Positano, Amalfi, Matera, Bari, Polignano a Mare, Alberobello, Ostuni, Lecce, Tropea, Reggio Calabria, Taormina, Siracusa, Agrigento, Cefalù e Palermo.
Isso tudo em um roteiro equilibrado, com todos os ingressos e visitas guiadas inclusos no pacote, com uma experiência cultural inesquecível.
Se interessou? Então, corra, solicite o seu orçamento aqui e garanta o seu embarque!
Garanta desde já a sua vaga curta o melhor da Itália!