A Campânia é unanimemente reconhecida como uma das regiões mais bonitas e amadas da Itália. Famosa em todo o mundo pela beleza natural estonteante, sobretudo da Costa Amalfitana, a Campânia é também um dos berços da cultura italiana, para não falar da sua invejável tradição culinária. Neste artigo falaremos um pouco de cinco destinações que tornam a Campânia um lugar único no mundo, digno de ser visitado!
1. Pompeia
Ir até Pompeia é entrar numa viagem no tempo até a Roma antiga. Em 79 d.C. o Vesúvio entrou em violenta erupção, pegando de surpresa os Romanos que sequer imaginavam que a famosa montanha perto da qual moravam fosse na verdade um vulcão. A fuligem e as cinzas expelidas eram tantas que rapidamente cobriram as zonas da redondeza, literalmente submergindo, sob a cinza ainda quente, a cidade de Pompéia. Esse triste desastre possibilitou, todavia, um verdadeiro milagre arqueológico, isto é, que uma inteira cidade do mundo antigo chegasse até nós quase inteiramente preservada.
Graças à Pompeia podemos conhecer melhor como eram as luxuosas casas da elite romana, seu gosto artístico na decoração das casas e também um pouco da vida, cotidiano e Hobbies dos antigos. Passear pelas ruas de Pompéia provoca esta sensação única, acrescida pela imponente presença do Vesúvio ao horizonte, de ter saído do nosso mundo e de ter entrado, ainda que por um momento, em uma época diferente.
Leia também: POMPEIA, UMA CIDADE SOB AS CINZAS
2. Sorrento
Com um dos cenários mais deslumbrantes da Itália, Sorrento é conhecida desde a Antiguidade por sua beleza, que não por acaso inspirou a famosa canção napolitana Torna a Surriento.
A cidade, inicialmente uma vila de pescadores, se expandiu com o tempo, subindo pelo íngreme terreno das montanhas: um dos fascínios do Golfo de Sorrento consiste justamente no belo contraste entre o resplandecente azul do mar e as casas por sobre os penhascos, cuja atmosfera se torna ainda mais mágica iluminada pelo pôr-do-sol.
Sorrento é também renomada pelos seus limões, dos quais os sorrentinos são muito orgulhosos, como você poderá perceber passeando pelas ruas da cidade e observando suas charmosas lojinhas. A partir do limão de ótima qualidade de Sorrento é produzido um dos melhores licores da Itália, o limoncello: não deixe de experimentá-lo!
3. Capri
A Ilha de Capri é uma das joias do Golfo de Nápoles e justamente meta de milhares de turistas todos os anos. Abraçada por um esplêndido mar, Capri oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Famosa desde a Antiguidade, lugar de veraneio dos imperadores romanos, Capri tornou-se de novo conhecida na época moderna após a redescoberta da famosa Gruta Azul. Trata-se de um verdadeiro milagre da natureza: a gruta, encastoada sob a pedra, possui uma pequena abertura que filtra somente a tonalidade azul da luz do sol, tornando o interior da caverna de uma luminosidade extraordinária e sem igual – um verdadeiro espetáculo da natureza que você não pode perder!
4. Positano
A cidade de Positano não fica atrás em termos de beleza e fascínio. Suas coloridas e pitorescas casas, engastadas na encosta íngreme, acolhem os visitantes que chegam até a cidade através do mar.
Positano é praticamente toda em vertical e parte do seu encanto consiste justamente nas suas muitas escadinhas e becos: um cativante labirinto para se explorar num dia de sol e no qual se deixar perder. A pequena cidade proporciona uma atmosfera tranquila e também romântica, acrescida pela presença da natureza e do esplêndido mar. O cenário marítimo deslumbrante, com suas belas praias e falésias, torna-se ainda mais mágico à luz do pôr-do-sol: não deixe de experimentar o charme desta belíssima cidade.
Leia também: ILHAS BORROMEU, UM PARAÍSO NATURAL NO NORTE DA ITÁLIA
5. Amalfi – Campânia
Cidade que dá o nome a toda a Costa Amalfitana, Amalfi não é só uma das mais belas de todo o litoral da Campânia, com uma paisagem de tirar o fôlego, mas possui também uma rica história e cultura no seu passado.
Primeira entre todas repúblicas marítimas da Itália e, um tempo, uma das mais importantes, rival de Gênova e Veneza, Amalfi foi em seguida conquistada pelo reino normando da Sicília: a mistura de diferentes estilos, típica de uma cidade aberta aos mares, é bem visível na estupenda catedral da cidade, que mistura arquitetura europeia e árabe. A toda essa história soma-se a vista panorâmica extraordinária da cidade, que mistura paisagens rochosas com o mar deslumbrante da Costa Amalfitana – uma destinação imperdível para quem vai à Campânia!
Foto de capa: Janos Gaspar / 123RF