O Natal em Roma: conheça suas tradições e os lugares mais lindos de visitar nessa época do ano!

O clima de Natal na Itália inicia-se já em meados de novembro, quando as primeiras luzes das decorações começam a surgir… com o passar dos dias, as luzes vão aumentando e, após o dia 08 de dezembro (dia de Imaculada Conceição), está tudo pronto, pois já chegou o Natal!

Vai passar o Natal em Roma? Poxa, você tem mesmo sorte! Se não deu nesse ano, que tal se organizar para o ano que vem? Vale a pena mesmo, a cidade simplesmente se transforma nessa época e fica ainda mais linda e espetacular do que já é!

Confira nossas superdicas e conheça um pouco da história das tradições do Natal italiano, muitas delas praticadas também por nós brasileiros sem que tenhamos, muitas vezes, consciência sobre suas origens…

A história da árvore de Natal

Essa beleza toda que compõe o Natal italiano, a qual enche nossos olhos e emociona nossos corações, é o resultado de uma série de acontecimentos que se deram ao longo do tempo. A tradição do Natal na Itália, além de ser uma celebração cristã, foi sendo construída também através de influências de culturas antigas como, por exemplo, a celta.

Em relação à tradição da árvore de Natal, para o povo celta, os pinheiros eram considerados um símbolo de longevidade, poder vital e boa saúde. Também chamados de abetos, os pinheiros são árvores típicas das florestas europeias. As árvores, no geral, eram muito importantes para os celtas e o pinheiro possuía essa simbologia por ser resistente ao frio e a neve, permanecendo sempre bonito e verde, independentemente do clima.

Os romanos foram os primeiros a utilizarem os ramos dos pinheiros dentro de casa como forma de atrair bom agouro, principalmente nos meses frios do ano à espera da primavera.

E o costume de enfeitar as árvores, de onde vem?

Para as antigas culturas pagãs, enfeitar uma árvore com fitas coloridas, sinos e tochas, significava honrar as almas que povoavam aquela planta. No entanto, elas não eram levadas para dentro de casa.

A árvore se tornou mesmo um símbolo de Natal em meados do século XVI, quando a tradição cristã associou sua forma triangular às três pessoas da santíssima Trindade, quais sejam elas, Pai, Filho e Espírito Santo. Na simbologia cristã, uma boa árvore de Natal não pode deixar de conter uma estrela no seu topo (simbolizando a estrela guia dos reis magos), os anjos (os quais anunciam o nascimento do Cristo Salvador) e as luzes (as quais simbolizam a própria vida de Jesus como luz do mundo).

E sabe aquele simpático ramo de folhas pontudinhas com bolinhas vermelhas e coberto de neve que costuma fazer parte das decorações natalinas? Trata-se do azevinho. As pontas agudas de suas folhas representam, para os cristãos, os espinhos da coroa de Cristo, e suas frutinhas vermelhas (não comestíveis) representam o sangue derramado pelo mesmo na cruz. Com o passar do tempo, os ramos de azevinho passaram a fazer parte das decorações de Natal, mas o sentido da crença acabou perdido…

Azevinho. Foto: ph2212 | Getty Images – Canva

Quanto aos presépios, um fato interessante sobre eles na Itália é que o menino Jesus só é colocado na manjedoura na noite do dia 24, que é a data da celebração de seu nascimento; antes disso a manjedoura fica vazia…Legal saber disso tudo não é mesmo!?

Se quiser saber mais sobre a tradição do presépio na Itália, leia nosso artigo Natal na Itália, a tradição do presépio, o link está logo abaixo deste texto para você 😉

As luzes em Roma!

A decoração de Natal em Roma é basicamente resumida a luzes! Isso mesmo, luzinhas por toda a parte fazem a gente se sentir em um ambiente mágico e especial! O principal ponto para ver esse espetáculo de luzes montado na capital italiana é a Via del Corso, na qual a iluminação é feita de forma com que as luzes cubram a rua numa espécie de tapete suspenso, ou de faixas iluminadas, iniciando na Piazza Venezia e tendo fim na Piazza Del Popolo.

A decoração da Via del Corso em anos anteriores – Roma. Foto: QuoVision | Getty Images – Canva

Além da Via del Corso, outras paradas “obrigatórias” são a Piazza di Spagna e também a Via dei Condotti, esta última na qual estão localizadas as grandes marcas italianas. Na Via dei Condotti são os próprios lojistas, e não a prefeitura, os responsáveis pela decoração. E eles também capricham!

Quanto às árvores de Natal, as maiores (mais de 25 metros de altura) e mais lindas são montadas na Piazza Venezia e na Piazza San Pietro, e sua inauguração, no dia 08 de dezembro, atrai centenas de pessoas! É bem emocionante o momento em que as luzes são ligadas e todos comemoram o Natal que se aproxima…

É como se essa inauguração de luzes fosse capaz também de acender nas pessoas uma espécie de renovação de forças e de esperanças, é o que podemos chamar de espírito de Natal, o qual, felizmente e apesar de tudo, ainda existe! 

O post abaixo, extraído do perfil oficial da prefeitura de Roma no Instagram (@roma), mostra o momento da inauguração da árvore de Natal montada na Piazza Veneza este ano:

Trastevere

Também o nosso querido e tradicional bairro Trastevere, no coração da cidade, consegue ficar ainda mais lindo com a iluminação de Natal! É bem comum ver paredes inteiras de osterias, por exemplo, iluminadas com luzinhas piscantes. Combinadas com os fogaréus utilizados para aquecer as mesas na parte externa dos restaurantes, as luzes em Trastevere resultam em um espetáculo que possui um charme especial, aquele charme que, cá entre nós, é característico do bairro em todas as épocas do ano.

Passear pelas ruelas de Trastevere é sempre uma experiência encantadora!

Como ficam as ruas de Trastevere – Roma. Foto: Luiza Andriollo

O Coliseu

E o Coliseu? É claro que a principal atração de Roma recebe uma atenção especial no Natal. Além da iluminação noturna tradicional, uma árvore também é montada à sua frente e este ano é possível, pela primeira vez, visitar o Coliseu à noite, após o horário de encerramento das visitas. A visita noturna natalina é guiada e inclui também a parte subterrânea da arena.

Coliseu – Roma. Foto: Soldaini | Getty Images – Canva

Incanto di Luci

Se você ainda quiser ver mais luzes (rsrs), este ano o Orto Botânico de Roma, o qual pertence a Universidade La Sapienza, inaugurou um evento chamado Incanto di Luci. Trata-se de uma visitação noturna (a partir das 17:00) ao Orto Botânico, na qual o visitante se depara com um espetáculo de luzes durante todo o percurso em meio a natureza.

A decoração é lúdica e também bastante romântica, é realmente uma linda experiência. Os bilhetes de entrada devem ser adquiridos antecipadamente e custam cerca de vinte euros para adultos.

No post abaixo, um pouco do Incanto di Luci (perfi oficial do Orto Botânico no Instagram (@ortobotanicoroma):

Os Christmas Markets

Foto: Shen Xin | Getty Images – Canva

Para os amantes das feirinhas natalinas europeias, conhecidas também como Christmas Markets, em Roma você encontrará várias! Elas estão espalhadas pelos bairros da cidade e estão repletas, não só de artefatos decorativos, mas também de opções de presentes bem lindas.

Uma feira de Natal bem legal de ir é a da Villa Borghese, na qual também existe um espaço gastronômico onde você pode passar agradáveis momentos, sem falar da beleza natural deste que é um dos mais lindos parques de Roma (aliás a Villa Borghese merece um artigo todinho dedicado a ela, aguardem os próximos posts por aqui) 😉

Mas se você procura pelo mais tradicional dos mercados de Natal, conheça o da Piazza Navona, aberto de 08 de dezembro a 06 de janeiro. Lá você encontrará também artistas locais, acrobatas, malabaristas, artesãos e várias delícias gastronômicas. Você encontrará também várias representações da Befana… peraí, o que é Befana?

A Befana

A Befana é uma figura folclórica italiana, que possui aspecto de uma velha bruxa. Com sua surrada vassoura de palha, seu meio de transporte para voar, diz a tradição que a Befana, na noite do dia 05 para o dia 06 de janeiro (noite da Epifania), visita as casas onde moram as crianças para preencher as meias deixadas nas janelas e próximas às lareiras.

Segundo a crença popular, se a meia é preenchida com doces, frutas secas ou pequenos souvenires, isso significa que a criança se comportou bem durante o ano, caso contrário, ela encontrará alho ou carvão dentro da meia. Em troca, as crianças devem deixar para a velha Befana uma garrafa de vinho e uma guloseima ou um prato típico para que a mesma se alimente.

Befana Foto: Sharon Gallo | Getty Images – Canva

Mas qual a origem dessa lenda? Diz a tradição que a velha Befana teria encontrado os Três Reis Magos quando estavam à procura do Menino Jesus. Eles teriam pernoitado em sua casa e pedido a ela direcionamento sobre onde encontrá-lo, mas a mesma não os soube informar. Como forma de agradecer a acolhida, os Reis Magos teriam convidado Befana para visitar o recém-nascido, mas a mesma teria recusado o convite por estar muito atarefada. Entretanto, após os Reis Magos terem seguido caminho, Befana teria se arrependido, mas era tarde demais, nunca mais os encontrou. Diz a lenda que, desde então, a velha bruxa percorre as casas em busca de encontrar o menino do qual falaram seus ilustres hóspedes.

Quanto à origem do nome Befana, existem duas possibilidades que o explicam. A primeira diz que Befana derivaria de Epifania, a noite dedicada aos Reis Magos, em 06 de janeiro. A segunda diz que a Befana seria, na verdade, uma derivação da antiga deusa pagã chamada Strenia, a qual distribuía semelhantes presentes como frutas secas e mel no ano novo.

A Missa na Basílica de São Pedro no Vaticano

Impossível falar de Natal em Roma e não falar dela, da Missa da Meia Noite, a qual ocorre na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro e é ministrada pelo Papa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia é considerada uma das mais importantes da Igreja Católica por celebrar o nascimento de Cristo. A tradicional Missa é transmitida através de alguns telões instalados na Piazza San Pietro, a qual fica lotada de fiéis e turistas. Além disso, ela também é transmitida para vários países do mundo, inclusive para o Brasil.

Para conseguir assistir à Missa dentro da Basílica, é necessário se organizar com meses de antecedência, pois o evento, como podem imaginar, é bastante concorrido.

A Missa da Meia Noite, chamada de Missa do Galo em Portugal, na Espanha e também no Brasil, existe desde o século V, e a maioria dos historiadores concordam que ela foi instaurada pelo então Papa Sisto III.

A cúpula da Basílica de São Pedro – Vaticano. Foto: Peter Polak | Getty Images – Canva

E então, pronto ou pronta para se emocionar no Natal em Roma? Esperamos que tenham gostado das dicas! A Cenci Turismo deseja a todos um bom e iluminado Natal!

Leia Também:

NATAL NA ITÁLIA, A TRADIÇÃO DO PRESÉPIO
TRASTEVE, A JOIA DE ROMA
CONHEÇA A HISTÓRIA DO COLISEU, O MONUMENTO SÍMBOLO DA ITÁLIA
COLISEU DE ROMA, 15 FATOS INTERESSANTES


Foto de Capa: Tomas Sereda | Canva

Artigos Relacionados

Sumário