O que fazer na Sicília: o guia de uma das regiões mais bonitas da Itália!

Que tal uma viagem onde, em apenas 15 dias, você explore vinícolas, relaxe em praias paradisíacas, visite templos gregos, desbrave castelos medievais e ainda se aventure na cratera de um vulcão? E o melhor: tudo isso em um único lugar! Se você se interessou, então te convido a descobrir tudo o que fazer na Sicília.

Afinal, apenas com um carro à sua disposição você pode fazer uma viagem pela história enquanto prova um dos melhores vinhos do mundo. Um dia você está visitando um templo grego e no outro um castelo medieval. Entre um lugar e outro você aproveita para se banhar em praias de águas cristalinas enquanto saboreia uma deliciosa massa italiana.

Uma das principais características da região é a mescla de culturas. Isso porque, no passado, a região foi disputada por vários povos e chegou a ser dominada por gregos, fenícios, romanos, normandos e outros. E toda esta história é visível em cada canto das cidades. Árabes, espanhóis, gregos, cristãos e muitos outros deixaram sua marca na cultura, na culinária, na arquitetura e até no estilo de vida.

Sem dúvida, a Sicília oferece experiências únicas no mundo todo. Se você está planejando uma viagem para lá, neste artigo você vai encontrar tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem inesquecível. Saiba então o que fazer na Sicília e quais são as 10 cidades imperdíveis que você precisa colocar na sua lista, quais pratos provar e muito mais.  

Uma breve história da Sicília

É impossível viajar para um lugar tão rico em história sem saber nada sobre o seu passado, não é mesmo? Por isso, fizemos aqui um breve resumo da história da ilha. A história da Sicília é longa e rica, remontando a mais de 3.000 anos. A ilha foi originalmente habitada pelos povos sicanos e sicilianos, mas foi colonizada pelos gregos no século VIII a.C. Siracusa, fundada pelos gregos, tornou-se um importante centro cultural e econômico na época.

Como já mencionamos, nos séculos seguintes, a Sicília foi governada por diferentes potências estrangeiras, incluindo os romanos, os vândalos, os bizantinos, os árabes, os normandos, os espanhóis e os bourbonos. Cada uma dessas culturas deixou sua marca na ilha, resultando em uma mistura única de tradições e culturas.

Durante a Idade Média, a Sicília tornou-se um importante centro comercial e marítimo, com cidades como Palermo, Messina e Catania prosperando como portos importantes. No século XII, a ilha foi conquistada pelos normandos, que fundaram um reino independente da Sicília que durou até o século XIII.

Durante a era moderna, a Sicília experimentou muitos altos e baixos. A ilha sofreu muito com as guerras e conflitos, incluindo a luta contra a máfia siciliana, que se tornou uma grande ameaça para a segurança e a estabilidade da região. No entanto, a ilha também se recuperou e se transformou em um importante centro de turismo, atraindo visitantes de todo o mundo com sua beleza natural e rica herança cultural.

Hoje, a Sicília é uma região autônoma da Itália, com sua própria história, cultura e idioma. A ilha continua a ser um importante centro de produção agrícola e vinícola, além de ser um destino turístico popular, com suas belas praias, monumentos antigos e deliciosa culinária. Ela voltou para os holofotes dos turistas graças a segunda temporada da série da HBO “The White Lótus”. Além de ter uma história envolvente, a série apresenta paisagens deslumbrantes da costa siciliana.

O que fazer na Sicília: 12 atividades imperdíveis para fazer na região!

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo e fica localizada no sul da Itália. É uma região autônoma, com uma rica história e cultura que remonta a mais de 3.000 anos. A ilha tem uma área de cerca de 25.700 km² e uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes.

Repleta de belezas naturais e monumentos arquitetônicos, a região encantou vários personagens importantes da história, incluindo o escritor alemão Goethe, que escreveu sobre a Sicília em seu livro “Viagem à Itália”. Confira, a seguir o que fazer na Sicília, quais são as principais cidades para você incluir no seu roteiro e muito mais.

1. O que fazer na Sicília: Conhecer Palermo, a capital da ilha

Palermo – Sicília. Foto: Leonid Andronov de Getty Images / Canva

Quando pensamos em o que fazer na Sicília, sem dúvida a cidade de Palermo precisa estar no seu roteiro. A capital da Sicília é uma cidade vibrante e repleta de história, onde as influências árabe, normanda, espanhola e italiana se encontram. Fundada há mais de 2.700 anos, em Palermo você irá encontrar uma arquitetura deslumbrante, gastronomia renomada e uma atmosfera única que mescla tradição e modernidade.

Entre os pontos turísticos imperdíveis estão a Catedral de Palermo, que combina estilos arquitetônicos desde o gótico até o barroco, e o Palácio dos Normandos, que abriga a Capela Palatina, uma joia de mosaicos bizantinos e detalhes árabes. Para quem gosta de mercados de rua, o Mercado Ballarò é uma experiência incrível, com suas barracas coloridas que vendem produtos locais, frutos do mar, especiarias e pratos típicos como o arancini e a panelle.

Além disso, a cidade também é conhecida por seus teatros, especialmente o Teatro Massimo, o maior da Itália e uma obra-prima da arquitetura neoclássica. E para quem quer relaxar, as praias próximas, como Mondello, oferecem azuis e tão cristalinas que é possível ver o fundo do mar há uma boa distância. Em Palermo, cada esquina revela uma história, e cada prato traz o sabor autêntico da Sicília.

Falando em comida, Palermo também é famosa por sua culinária, que apresenta uma mistura de sabores sicilianos e mediterrâneos. Pratos como arancini (bolinhos de arroz frito), panelle (bolinhos de grão-de-bico) e cannoli (doce recheado com ricota) são muito populares na cidade.

2. O que fazer na Sicília: Taormina 

Taormina – Sicília . Foto: Getty Images / Canva

Sem dúvida, Taormina é uma das cidades mais bonitas e visitadas de toda a Sicília. Afinal, ela reúne tudo aquilo que nós esperamos da região: praias paradisíacas, uma cidade charmosa, muita história e cultura. O teatro grego é um dos principais pontos turísticos e uma das maiores heranças da Grécia. O centro da cidade é repleto de lojas de artesanato, onde você pode comprar várias lembrancinhas. Além das lojas, o centro também conta com uma rua onde ficam as maiores grifes de luxo da Itália.

3. Siracusa

O que fazer na Sicília: o guia de uma das regiões mais bonitas da Itália!
Caverna Orelha de Dionísio – Siracusa. Foto: Vvoennyy / 123RF

Se tem uma cidade cuja herança grega pode ser vista em cada canto, esta cidade é Siracusa, uma cidade histórica com raízes que remontam à Grécia Antiga. Fundada pelos gregos em 734 a.C., foi uma das cidades mais poderosas da Magna Grécia e berço do famoso matemático Arquimedes. Hoje, é conhecida por suas ruínas arqueológicas, como o Teatro Grego e a Orelha de Dionísio, e pelo centro histórico, Ortigia, uma ilha com ruas estreitas, belas igrejas barrocas e um incrível litoral. Siracusa é Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai visitantes por sua rica herança histórica.

4. O que fazer na Sicília: Trapani 

O que fazer na Sicília: o guia de uma das regiões mais bonitas da Itália!
Panorama da costa de Trapani – Sicília. Foto: Standret / Bigstock

Localizada entre o mar mediterrâneo e o mar jônico, Trapani é uma cidade da Sicília imperdível para quem está explorando a região e deseja conhecer lugares paradisíacos e cheios de história. Mas, Trapani não se resume apenas a praias paradisíacas. Além de um mar de água cor azul turquesa, a cidade também é repleta de monumentos arquitetônicos e artísticos. Com uma pequena e breve caminhada, você já pode notar que diversos povos e civilizações passaram por lá e fizeram questão de deixar sua marca pelos muros e paredes da cidade.

5. Visitar a cratera do Etna na Catânia 

Teatro Romano de Catania. Foto: Letizia Concetta Giuffrida / 123RF

Localizada na costa leste da ilha, entre as cidades de Messina e Siracusa, Catânia é a segunda maior cidade da Sicília. Além disso, a “cidade cinza” como é conhecida, fica bem aos pés do Etna, o maior vulcão da Europa. Catânia tem atrações turísticas incríveis e únicas no mundo. Afinal, em qual cidade do planeta você poderá viver a experiência de visitar a cratera de um vulcão, entrar em um castelo medieval e admirar a arquitetura de um teatro romano?  E tudo isso em um único dia?

6. O que fazer na Sicília: visitar templos gregos intactos em Agrigento

O que fazer na Sicília: o guia de uma das regiões mais bonitas da Itália!
Tempio della Concordia. Foto: Getty Images/Canva

Conhecida como a mais bela cidade dos mortais, Agrigento é perfeita para quem é apaixonado por história e mitologia grega. Afinal, seus templos gregos estão em melhor estado de conservação do que os templos da própria Grécia. Além do Vale dos Templos, que é o maior parque arqueológico do mundo e patrimônio da UNESCO, não deixe de passear pelas ruelas do centro histórico. A 12 km de Agrigento fica a Scala dei Turchi, um lugar com uma beleza única no planeta. Vale a pena a visita.

7. Noto, a cidade Barroca da Sicília

Noto – Sicília. Foto: Tanialerro / Bigstock

Como já dissemos, a região da Sicília foi habitada por tantos povos que hoje, por cada cidade que você passa é possível encontrar vestígios diferentes. Noto é conhecida como a cidade barroca na Sicília devido aos vários edifícios deste estilo arquitetônico que circundam o centro da cidade. Herança de quando os espanhóis dominavam a região.

8. O que fazer na Sicília: San Vito Lo capo

Quando pensamos na Sicília pensamos em vilarejos charmosos, boa comida e é claro, em praias paradisíacas. Assim, se você está à procura de belas praias então você precisa parar na cidade de San Vito Lo Capo. Afinal, é nela que se concentra uma das praias mais bonitas da região. A Praia San Vito Lo Capo é uma das mais famosas; suas águas claras e sua areia fina a conferiram o apelido de “Caribe Siciliano’. A Reserva Natural do Cigano foi a primeira área protegida da Sicília. Criada em 1981, seus1600 hectares são uma mistura fascinante de fauna, flora e praias paradisíacas.

9. Ragusa

Sicília, Ragusa Ibla
Vista de Ragusa – Sicília. Foto: Martin Molcan / 123RF

Ragusa é uma das maiores cidades da Sicília, mas ainda assim é possível visitá-la em apenas poucas horas. Passear pelo centro histórico e visitar locais como a igreja de Santa Maria delle Scale, o Giardino Ible ou o Castelo de Donnafugata é essencial. Se perder por suas ruazinhas rodeadas de bares, cafés e lojinhas é um prazer inenarrável. Se você é fã de queijos e vinhos italianos está aí mais um motivo para incluir Ragusa em seu roteiro. Afinal, a cidade produz excelentes queijos e derivados, além de ser uma região recheada de vinícolas.  

10. O que fazer na Sicília: Erice

Castelo no topo do Monte San Giuliano. Foto: Getty Images/ Canva

Erice fica localizada no topo de uma colina a 750 m do nível do mar e você pode visitá-la a partir de um bate e volta de cidades como Trapani, por exemplo. Erice é uma das vilas medievais mais charmosas da Itália e ainda conserva a mesma aparência que tinha na idade média. O castelo di Venere ou castelo de Vênus é o ponto alto da visita. Afinal, toda cidade medieval que se preze tem que ter um castelo, não é mesmo? Hoje, o castelo di Venere é o principal cartão postal da cidade e uma parada obrigatória para turistas.

11. O que fazer na Sicília: conhecer as ilhas mais lindas da Itália

Vista da Spiaggia Bianca. Foto: Canva

Junto a Sardenha, a Sicília tem os arquipelágos com as praias mais lindas da Itália e até da Europa inteira. Por isso, se você quer saber o que fazer na Sicília, não pode deixar de visitar suas ilhas. As Ilhas Eólias, por exemploe são um arquipélago vulcânico ao norte da Sicília, composto por sete ilhas principais:

  • Lipari: A maior ilha, com ruínas históricas, praias e o Museu Arqueológico Eólico;
  • Vulcano: Famosa por suas fontes termais e banhos de lama naturais, além de trilhas até a cratera de um vulcão ativo;
  • Stromboli: Outra ilha vulcânica com erupções regulares que podem ser vistas à noite, atraindo amantes de aventura e vulcanologia,
  • Panarea: Pequena e sofisticada, conhecida por atrair celebridades e oferecer uma vida noturna animada.

Enquanto isso, as Ilhas Egadi são um grupo de ilhas ao oeste da Sicília, próximo a Trapani, com águas cristalinas e natureza preservada. Favignana é a maior ilha, famosa pelas praias de areia branca e águas azul-turquesa, além de seu passado na pesca de atum. Levanzo e pequena e tranquila, ideal para mergulho e caminhadas. Marettimo é conhecida por trilhas e cavernas marinhas, é um destino para quem busca natureza intacta.

Por fim, as Ilhas Pelágias são um arquipélago mais ao sul da Sicília, próximo à Tunísia. Lampedusa é famosa pela Spiaggia dei Conigli, considerada uma das praias mais belas do mundo. A ilha também é um santuário de tartarugas marinhas.

12. Degustar vinho nas vinícolas da região

A Sicília é um destino popular para quem quer vivenciar sua beleza natural, cultura e vinhos de alta qualidade. Visite vinícolas como a Gambino Vini, próxima ao Monte Etna, com opções de degustação para grupos e casais, a Marabino, em Siracusa, que produz vinhos orgânicos e oferece visitas guiadas com degustação, e a tradicional Benanti Winery, onde é possível conhecer o processo de produção e a história dos vinhos. Esses passeios enriquecem sua viagem, proporcionando uma experiência autêntica com o melhor do vinho siciliano. Agora que você já sabe o que fazer na Sicília, veja em seguida qual é a melhor época para viajar a região.

Quando ir à Sicília

Além de saber o que fazer na Sicília é muito importante também saber quando viajar para lá. Assim, ao contrário de algumas regiões de praia da Itália e até mesmo da Europa em geral, a Sicília pode ser visitada em qualquer época do ano. Afinal, o clima ameno do inverno e do outono permite que você possa aproveitar as cidades, os museus e os monumentos históricos das principais cidades. 

Contudo, se você pretende pegar uma praia o ideal é ir entre os meses de maio e setembro (primavera e verão). Julho e Agosto são os meses mais quentes e também é alta temporada, Assim,  as cidades e as praias ficam repletas de turistas e os preços vão lá nas alturas. Assim, para fugir de multidões, mas ainda pegar um tempo ensolarado, prefira viajar nos meses de maio, junho e setembro.

Quantos dias ficar na Sicília

Ficar entre 8 e 13 dias é ideal para explorar a ilha com calma. Com 8 a 9 dias, você poderá conhecer as principais cidades e atrações; 10 a 11 dias permitem visitas mais detalhadas, incluindo regiões vinícolas e charmosos vilarejos.

O que comer na Sicília

Uma das principais características da Sicília e, que faz ela ser amada por nativos e turistas, é a sua culinária sem igual que é rica e variada, influenciada por diferentes culturas que passaram pela ilha ao longo dos séculos. Assim, algumas das comidas típicas da Sicília incluem:

  1. Arancini: bolinhos de arroz fritos em formato de bola, geralmente recheados com carne, queijo ou vegetais;
  2. Panelle: bolinhos fritos feitos de farinha de grão-de-bico, muitas vezes servidos em sanduíches;
  3. Cannoli: sobremesa em forma de tubo, feita com uma massa crocante frita e recheada com ricota doce ou creme de chocolate;
  4. Caponata: salada fria feita de berinjela, aipo, cebola, tomate e azeitonas, temperada com vinagre e açúcar.
  5. Pasta alla Norma: prato de massa com molho de tomate, berinjela, ricota salgada e manjericão.
  6. Sfincione: pizza siciliana feita com massa alta, coberta com molho de tomate, queijo, cebola e anchovas.
  7. Pesce spada alla ghiotta: prato de peixe-espada guisado com tomate, azeitonas, alcaparras e vinho branco.
  8. Granita: sobremesa refrescante feita de gelo raspado e suco de frutas, geralmente servida com brioche.
Arancini. Peter Benedetti de Pexels/Canva

Como visitar à Sicília

De modo geral, existem várias formas de visitar à Sicília. Você pode alugar um carro e ir por conta própria ou então usar outros meios de transportes como avião, trem e ônibus. Todavia, dirigir pelo país não é tarefa fácil, principalmente devido ao engarrafamento e a dificuldade em encontrar vagas para estacionar. Para quem viaja com muitas malas, constantes deslocamentos de trem e ônibus e diversas idas ao aeroporto podem ser cansativas e desconfortáveis. Sendo assim, a maneira mais segura e confortável de conhecer a região é contratar um tour com uma agência de confiança que conheça o melhor da região.

Tour o Fabuloso Sul da Itália

Aqui na Cenci Turismo, a Sícilia faz parte do nosso incrível roteiro Segredos da Sícilia. Em 10 dias, você irá conhecer cidades como Palermo, Monreale, Cefalù, Catania, Monte Etna, Taormina, Siracusa, Noto, Ragusa Ibla, Modica, Piazza Armerina, Agrigento e Marsala, Saline, Palermo, Erice e Segesta.

Isso tudo em um roteiro equilibrado e sem correria, com todos os ingressos e visitas guiadas inclusos no pacote, além de uma experiência enogastronômica inesquecível. Se interessou? Então, corra, solicite o seu orçamento aqui e garanta o seu embarque!

Artigos Relacionados

Sumário