O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!

Tomar um gelato, apreciar a Capela Sistina e mergulhar na história de uma das maiores civilizações que já existiram no planeta, são algumas das melhores coisas para fazer em Roma. A cidade eterna, como é conhecida, é aquele tipo de lugar na lista de destinos dos sonhos dos viajantes, amantes da história e da arte. Roma impressiona! Seja pelo seu trânsito caótico, ruelas charmosas, ou ruínas esplendorosas, sem dúvida, ela é uma cidade que fica gravada no coração e na memória de quem a visita. Veja, então, o que fazer em Roma, principais atrações turísticas e muito mais.

1. O que fazer em Roma: visitar o Coliseu

Não tem como começar essa lista sem falar no Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno e também o grande cartão postal de Roma. Localizado no Centro Histórico, o coliseu já impressiona o turista com seu exterior bem preservado e absolutamente deslumbrante.

Contudo, nada se compara à sensação única e indescritível de pisar no monumento e sentir toda a força e emoção de seu passado sangrento, mas também glorioso. Se você gosta de história, então não deixe de fazer a visita subterrânea. Nesse tour guiado você irá conhecer o famoso monumento por dentro e terá uma nova perspectiva de um dos lugares mais emblemáticos do planeta.

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Coliseu-Roma, Foto: Frankcreporter by Getty Images Canva

2. O Fórum Romano

Ao lado do Coliseu, fica localizado o Fórum Romano, que você pode visitar com um único bilhete que dá direito a entrada no Coliseu, Fórum e Monte Palatino. O Fórum Romano era o grande centro de Roma. Era lá que tudo acontecia; procissões, discursos políticos, julgamentos, etc.  Além disso, o Fórum também era repleto de mercados, edifícios administrativos e templos religiosos, onde hoje, só podemos apreciar as ruínas do que, outrora, foi uma das maiores cidades do mundo ocidental.

Atualmente, tudo o que restam são ruínas que apenas nos fazem lembrar da força do império romano. Por isso, fazer uma visita com um guia especializado é fundamental para entender melhor as particularidades de cada ruína e também aprender um pouco mais da história da cidade.

Fórum Romano-Roma, Foto: Starcevic by Getty Images Canva

3. O Monte Palatino

O Monte Palatino é uma das 7 colinas de Roma, e segundo a lenda, o local onde a cidade foi fundada por Rômulo e Remo. Ele fica localizado na parte superior do Fórum Romano, por isso você pode visitar os dois no mesmo dia.

Enfim, era no Monte Palatino onde ficavam os palácios e as residências dos imperadores e nobres da época. Além de conhecer um pouquinho de como viviam os romanos antigos, você também poderá admirar uma bela vista do Coliseu e do Fórum.

Monte Palatino-Roma, Foto: MarcPo by Getty Images Canva

4. Praça Veneza

Não muito longe do Fórum Romano, no outro extremo da Via dei Fori Impierali, encontra-se a Piazza Venezia, uma das principais praças de Roma.  Ela é muito bem localizada, pois dá acesso a várias ruas que levam às principais atrações turísticas da cidade!

É aqui que você pode admirar o Monumento a Victor Emmanuel II, também chamado de “Altare della Patria” ou “Vittoriano”, um enorme edifício de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália.

Ao lado da praça, há também a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos que remontam às conquistas militares do imperador. Se você curte belas paisagens e gosta de tirar fotos maravilhosas, então não deixe de subir no telhado do edifício. De lá, você poderá desfrutar de uma deslumbrante vista panorâmica. O acesso é bem tranquilo, feito por um elevador de vidro que fica na parte de trás do prédio.

Piazza Venezia-Roma, Foto: Emicristea by Getty Images Canva

5. Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio)

A Praça do Capitólio fica próxima ao Monumento a Victor Emmanuel II. Projetada pelo próprio Michelangelo, antigamente ela era o coração político e religioso de Roma. Lá, você poderá admirar edifícios fenomenais como o Palazzo Senatorio ou Palácio Senatorial, Palazzo dei Conservatori ou Palácio dos Conservadores e o Palazzo Nuovo ou Palácio Novo.

Este último abriga os Museus Capitolinos e o Museu de Arte e Arqueologia. Uma das peças de arte mais famosas que você pode encontrar lá é a estátua do Lobo Capitolino: aquela com a mítica loba amamentando Rômulo e Remo. Certamente, você já deve ter a visto no seu livro de história na época do colégio. Enfim, chegou a hora de admirá-la com seus próprios olhos.

6. O que fazer em Roma: Panteão

O Panteão é o edifício antigo mais bem preservado de Roma e outra atração turística imperdível para adicionar a esta lista! Originalmente dedicado a todas as divindades da mitologia, tornou-se uma igreja cristã no século VII. No interior, admire a imensa cúpula e o óculo (a abertura na cúpula), que confere ao local uma iluminação única. No Panteão, você também pode ver os túmulos de Rafael (o famoso artista) e Victor Emmanuel II, o primeiro rei da Itália.

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Panteão-Roma, Foto: blueplace by Getty Images Canva

7. Praça Navona

A Piazza Navona está localizada no coração do centro histórico, não muito longe do Panteão. Certamente, ela é uma das praças mais bonitas e famosas de Roma! Lá, você pode admirar a Fontana dei Quattro Fiumi, a Fontana del Nettuno e a Fontana del Moro.

Praça Navona-Roma, Foto: fazon1 by Getty Images Canva

8. O que fazer em Roma: jogar uma moeda na Fontana di Trevi

Também perto do Panteão, você encontrará a fonte mais famosa da Europa e por que não, do mundo todo! A Fontana di Trevi é parada obrigatória para quem visita Roma.

Nela, você poderá admirar inúmeras estátuas representando uma alegoria do mar, com Netuno em sua carruagem no centro. A tradição diz que você deve jogar 2 moedas na fonte: uma para fazer um desejo e outra para ter certeza de voltar a Roma. O único defeito da fonte é que ela está sempre lotada de turistas. Por isso, tente chegar o mais cedo possível para pegá-la mais vazia.

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Fontana di trevi Roma, Foto: xantana by Getty Images Canva

9. O que fazer em Roma: subir a escadaria da igreja da Piazza di Spagna

A Via Condotti o levará direto para a charmosa Piazza di Spagna, certamente uma das praças mais populares da cidade eterna, graças à bela vista que oferece. Ela está localizada ao pé da escadaria monumental que leva à igreja Trinità dei Monti. Uma vez lá, apenas pare, sente em seus degraus floridos e observe o movimento da cidade enquanto descansa e aprecia um maravilhoso gelato.

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Piazza di Spagna, Roma, Foto: Daniel Zbroja by Getty Images Canva

10. Visite as igrejas de Roma

Você sabia que a cidade de Roma tem nada mais nada menos que 900 igrejas? Como capital do catolicismo não poderia ser diferente, não é mesmo? Além de locais de muita fé e emoção, essas igrejas são verdadeiras obras-primas da arquitetura! Por isso, independente da sua religião, vale a pena conferir!

Começando pelas 4 maiores basílicas do mundo que felizmente estão na cidade eterna, temos:

  • A Basílica de São Pedro na cidade do Vaticano;
  • A Basílica di San Giovanni in Laterano , a segunda maior depois da Basílica di San Pietro, é também a catedral de Roma;
  • A Basílica di San Paolo Fuori le Mura, que marca a localização do túmulo de São Paulo;
  • A Basílica di Santa Maria Maggiore, o maior santuário da cidade erguido para a virgem Maria;

Além destas que são imperdíveis, algumas outras igrejas interessantes para ver em Roma são:

  • Chiesa del Gesù
  • Chiesa di San Luigi dei Francesi
  • Chiesa di Santa Maria del Popolo
  • Basílica de Santa Maria em Trastevere
  • Basílica di San Pietro in Vincoli
  • Basílica de San Clemente al Laterano
  • Igreja de Santa Maria della Concezione
  • Chiesa di Sant’Ignazio di Loyola 

11. O que fazer em Roma: relaxar nos Jardins da Villa Borghese

Os jardins da Villa Borghese oferecem um pouco de calma muito bem-vinda, depois das ruas movimentadas e atrações turísticas lotadas de pessoas. Um ótimo local para descansar depois de um longo dia batendo perna pelas ruas da cidade. Você poderá caminhar pelas largas ruelas sombreadas e sentar à beira de um lago cercado por templos, estátuas e muitas fontes, além de poder admirar várias flores e plantas de rara beleza.

Jardins da Villa Borghese, Roma, Foto: Danuer by Getty Images Canva

12. Visite os museus de Roma

Nem só de ruínas vive a cidade eterna. Apesar de Roma não ser, necessariamente, famosa por seus museus como Paris, por exemplo, visitar ao menos os Museus Capitolinos e os Museus do Vaticano é fundamental.

Este último, por exemplo, conta com mais de 13 museus agrupados em um imenso conjunto arquitetônico de quase 7 quilômetros de extensão que no fim levam a tão esperada Capela Sistina.

 Se você curte arte, então não deixe de visitar à Galleria Nazionale d’Arte Antica ou Galeria Nacional de Arte Antiga, que possui uma coleção de pinturas italianas e europeias. Ela é parada obrigatória, pois guarda obras de artistas como Rafael e Caravaggio.

13. A ponte e o Castel Sant’Angelo

Outro local imperdível em Roma é o belíssimo Castelo Sant’Angelo e a maravilhosa ponte que corta o rio Tibre. Decorada com 10 estátuas representando anjos, todas desenhadas por Bernini, a ponte é um local para apreciar a maravilhosa vista do rio, assim como tirar várias fotos incríveis.

O Castel Sant’Angelo foi construído pelo imperador Adriano para servir de mausoléu. Mais tarde, passou a desempenhar um importante papel militar: serviu até de refúgio para os Papas durante as invasões que criaram um acesso direto ao Vaticano. Lá, você poderá visitar o castelo, ver os túmulos e os antigos apartamentos dos papas.

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Castel Sant’Angelo, Roma, Foto: Rabbit 75 by Getty Images Canva

14. O que fazer em Roma: visitar o Vaticano e ver a Capela Sistina

Outra visita imperdível em Roma, sem dúvida, é a cidade do Vaticano. Mesmo que você não seja católico, uma visita à terra do Papa é fundamental para entender um pouco mais da história da Itália e também da humanidade.

Apesar de ser o menor país do mundo, o Vaticano é um dos lugares mais visitados do planeta. Por isso, já se prepare para enfrentar muitas filas e multidões, principalmente se você estiver viajando num final de semana ou feriado religioso.

Vaticano, Roma Foto: Vdv tut by Getty Images Canva

15. O que fazer em Roma: ver o Papa na Praça de São Pedro

É pela famosa praça de São Pedro que todos os anos, milhões de peregrinos e turistas entram na cidade do Vaticano. Ela foi projetada com o intuito de permitir que o maior número de pessoas pudessem ver o Papa dar sua bênção da sacada da Basílica de São Pedro. Duas colunatas compostas por cerca de 280 colunas e 145 estátuas de santos cercam a praça, onde, em seu meio, se ergue um obelisco egípcio rodeado por 2 grandes fontes.

Praça de São Pedro, Roma Foto: Mason01 Getty Images Canva

16. Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma das principais atrações turísticas de Roma e parada obrigatória na sua viagem. Você sabia que o local de sua construção não foi escolhido de forma aleatória?

Ela foi construída, onde se acredita que seja o exato local, onde o apóstolo Pedro, o primeiro Papa da cristandade, foi crucificado de cabeça para baixo, pelo exército Romano. Desde então, a basílica se tornou um ponto de peregrinação para cristãos e turistas da Itália e do mundo.

Lá, você pode admirar muitos altares e monumentos e se impressionar com a rica decoração barroca. Não deixe de apreciar os monumentos funerários do Papa, a famosa estátua de São Pedro e a gigantesca cúpula projetada por Michelangelo que, inclusive, pode ser acessada por um elevador que fica no lado direito.

Basílica de São Pedro, Roma- Foto: Burkard Getty Images Canva

17. Distrito de Trastevere

Uma visita à Roma, não poderia estar completa sem uma voltinha no bairro de Trastevere. Afinal, essa é uma oportunidade de conhecer outro lado da cidade eterna, se afastando um pouco da Roma dos turistas e adentrar na Roma dos moradores.

Suas típicas ruas estreitas e floridas, e centenas de roupas penduradas nas janelas, mostram um verdadeiro bairro “italiano” com seus habitantes e lojas locais. Uma ótima oportunidade para fazer uma parada e saborear uma das deliciosas pizzas locais.

18. Belvedere de Gianicolo

Localizado próximo a Trastevere, esse ponto pode ser um ótimo passeio para quem busca algo diferente na cidade, sem precisar ir muito longe e se afastar da rota turística. Localizado no alto de uma das colinas dos arredores de Roma, ele oferece uma visão panorâmica da cidade.

A dica é deixar para subir ao Belvedere no final da tarde e admirar o pôr do sol  lá de cima, onde você pode ter uma vista super bonita de Roma e tirar fotos maravilhosas.

19. Boca da Verdade – Bocca della verità

A Boca da Verdade é uma escultura em mármore com a feição de um rosto humano bastante peculiar, localizada na Igreja Santa Maria in Cosmedin. Acredita-se que a escultura seja uma tampa de esgoto decorativa da Roma Antiga, mas que durante a Idade Média ganhou um significado diferente: a enorme boca da escultura teria a função de identificar quem falava a verdade ou mentia; bastava colocar a mão dentro de sua boca e quem mentisse, teria o braço arrancado. Verdade ou não, a escultura segue sendo um ponto bastante visitado da cidade!

O que fazer em Roma: 19 lugares imperdíveis na cidade eterna!
Bocca della verità, Roma- Foto: stock_collors Getty Images Canva

Quantos dias para visitar Roma?

Para visitar Roma e conhecer de forma tranquila os principais pontos turísticos da cidade, o ideal é separar, no mínimo, 3 dias inteiros. Veja abaixo, o que fazer em Roma em 1, 2 e 3 dias completos.

O que fazer em Roma em 1 dia

Para aqueles que têm apenas um dia para visitar à cidade, o ideal é concentrar a sua viagem na região da Roma Antiga. Assim, comece o dia bem cedo visitando o Coliseu, e em seguida visite o Fórum Romano e o Monte Palatino. Depois do almoço siga para piazza de Campidoglio e visite os Museus Capitolinos.

 O que fazer em 2 dias em Roma

Se você tem 2 dias em Roma, além da sugestão apresentada acima, aproveite para conhecer a cidade do Vaticano. Assim, visite o Museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro e termine o dia no Castelo Sant’Angelo assistindo ao pôr do sol do rio Tibre.

O que fazer em Roma em 3 dias

Com 3 dias em Roma, além dos 2 dias acima, você também pode incluir uma visita ao centro histórico da cidade. Comece o dia pela praça Navona, depois visite o Panteão e pare na Fontana di Trevi. Passeie na Via Condotti e siga para Piazza di Spagna. Finalize o dia relaxando nos jardins da Villa Borghese.

Quando ir à Roma

Roma é aquele tipo de cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Contudo, antes de escolher as datas da sua viagem é importante considerar alguns detalhes importantes.

A primavera, que vai do final de março ao final de junho, é uma das melhores épocas para visitar a cidade. Entre abril e maio, por exemplo, chove pouco e a temperatura chega, no máximo, nos 20 graus. No verão, mais especificamente em julho e agosto, a cidade fica lotada e os preços disparam junto ao calor que pode até chegar aos 40 graus.

 A partir de meados de outubro já começa o outono, época em que tem menos gente, os preços diminuem e as visitas às diferentes atrações acontecem com maior qualidade. Em compensação, pode chover um pouco mais, embora o clima tenha mudado bastante nos últimos anos e o verão tenha se esticado. No inverno, as temperaturas chegam próximas dos zero graus. Além de ser mais frio, os dias também duram bem menos.

  • LEIA TAMBÉM Natal em Roma: conheça suas tradições e os lugares mais lindos de visitar nessa época do ano!

 

Como visitar Roma

Roma é uma cidade onde é possível conhecer a maioria das atrações a pé, ou então de transporte público. Contudo, não restam dúvidas que a forma mais segura e confortável de visitar a cidade é contratando os serviços de uma agência de confiança.

Além de conseguir aproveitar mais e otimizar o seu tempo, não tem como visitar uma cidade histórica como Roma sem contar com a ajuda de um guia em português.

Afinal, as visitas ganham mais encanto e ficam muito mais interessantes com alguém te explicando o que era cada ruína e o que aconteceu em cada canto dessa cidade rica em história e mitologia.

Aqui na Cenci Turismo, Roma faz parte de vários roteiros como Itália Fantasia, Itália Sonhada, Fantasia mediterrânea e muitos outros. Neles, nós visitamos os principais pontos turísticos da cidade, contando com um guia bilíngue que conhece tudo sobre a história da cidade.

Se interessou? Então, confira, todas as nossas opções de roteiro pela Itália e solicite o seu orçamento AQUI!



Foto de capa: Sorincolac Getty Images Canva

Artigos Relacionados

Sumário