Portofino, Itália

Cidades Históricas - 18/02/2016
Por equipe Cenci Turismo 

Portofino, localizado na Liguria, é de origem romana, e é mencionado pelo escritor naturalista Gaio Plinio Secondo, como “Portus Delphini”, em referência ao grande número de golfinhos que viviam nas águas circundantes.

A importância desta vila romana cresceu na Idade Média, graças ao seu porto natural que ofereceu refúgio e abrigo aos barcos à vela da época.

A economia desta aldeia era então constituída pela pesca para os habitantes da costa e pela agricultura para os moradores do monte.

As casas antigas de pescadores, lado a lado, separados apenas pelas cores, por vezes tênues e delicadas, às vezes decisivos, se espelhavam no mar azul da Reserva Marinha.

Foram os ingleses, no início do século XX, as primeiras testemunhas deste anfiteatro natural extraordinário, único em sua beleza harmoniosa.

Portofino é um concentrado de natureza, história e arte único no mundo. Uma harmonia perfeita entre a natureza e a intervenção humana. Uma pequena aldeia rodeada por colinas de carvalhos e pinheiros, que se encontra junto ao mar e coberto de cores provenientes de suas casas e pomares, que o tornaram em um lugar entre os mais bonitos da Itália e do Mediterrâneo. Portofino é atualmente uma das localidades turísticas mais célebres do mundo, conhecido pelas “férias de luxo”, mas que pode oferecer muito mais a partir de suas belezas naturais.

A área do promontório de Portofino tornou-se em 1977 um Parque Natural Regional, e oferece um ecossistema único para a coexistência de diferentes fatores climáticos e morfológicos.

Vista aérea de Portofino – Liguria

Fiel ao princípio da convivência saudável entre o turismo de excelência e a preservação histórica, a vila mantém seu aspecto tradicional da Ligúria, motivo de um grande fascínio de uma área que não sofreu com avanço tecnológico.

Quem visita Portofino se habituará agradavelmente ao ritmo de uma aldeia pedestre, redescobrindo o prazer de acesso ao mar, como os antigos pescadores.

Um lugar lindo, cheio de magia e tranquilidade. A propósito, em Portofino não há muito que fazer e na verdade suas ruas podem ser exploradas em pouco tempo.

É um local perfeito para descanso e relaxamento. Mas a Piazzetta está sempre repleta de gente e há décadas tem sido o destino de aristocratas, intelectuais e celebridades. Há muitos restaurantes, especialmente de peixes e frutos do mar.

Entre seus principais pontos turísticos está o Castelo Brown, também conhecido como Fortaleza de San Giorgio, com vista para o mar oferece uma vista espetacular sobre o Golfo do Tigullio. Porém a melhor vista da cidade, se pode desfrutar um pouco mais adiante na Igreja de San Giorgio. Não muito longe, também esta Punta Portofino e seu romântico farol que se abre com fervor ao imenso mar aberto.

A temporada de eventos e festivais também adiciona um toque de tradição a Portofino. Em particular, não perca a Festa de San Giorgio, em 23 de abril. É realizada na Piazzetta a fogueira de San Giorgio, que antecipa o domingo religioso em homenagem ao padroeiro de Portofino. A fogueira é acesa em frente ao mar e o local fica repleto de pessoas, com muita música e muito peixe grelhado.

Portofino, um lugar fora do comum!

Vista panorâmica de Portofino – Liguria

EXPLORE AINDA MAIS A ITÁLIA COM ESTES PASSEIOS INCRÍVEIS


Dicas Cenci

Receba promoções e novidades antes de todo mundo!