O Palio de Siena

Pontos Turísticos - 23/07/2015
Por equipe Cenci Turismo

O Palio de Siena é a corrida de cavalos mais antiga do mundo. Para quem não é “senese” – ou seja, morador de Siena – talvez seja uma simples atração turística, mas para os pouco mais de 52.000 moradores da encantadora cidade situada no vale do Chianti, o Palio representa o ápice de uma caminhada comunitária que dura um ano inteiro.

O Palio é realizado duas vezes ao ano, nos dias 2 de julho e 16 de agosto. Participam sempre dez “contradas” (em italiano “le contrade”), ou seja os bairros da cidade de Siena. A contrada não é folclore, mas significa vida comunitária, ajuda mútua, identificação em torno dos valores que norteiam a vida do povo senese. Cada contrada tem a sua sede e uma igreja, na qual cada criança que nasce é batizada. Inclusive, na véspera do Palio o cavalo da contrada é benzido pelo padre e diz-se que, se o equino defecar na igreja, é sinal de sorte. As contradas com maior tradição têm também um museu, em que são guardados objetos que contam a história da contrada, incluindo os Palios ganhos ao longo dos séculos.

Desfile das Contradas – Palio de Siena

A rivalidade que existe entre as contradas é fortíssima. Ainda hoje existem algumas poucas pessoas que não permitem que um filho se case com alguém pertencente à contradas rivais. As contradas têm sempre nomes de animais e registros históricos mostram que existiam cerca de 200 contradas. Com o passar do tempo elas diminuíram e hoje existem apenas 17.

Todos os anos participam da corrida somente dez contradas; as outras sete participam do cortejo histórico que precede o Palio. No ano seguinte as contradas que participaram do Palio ficam de fora da competição cedendo lugar para as sete que não participaram do Palio do ano anterior e assim por diante; é feito um sorteio para ver quais são as outras três contradas participantes.

Detalhe do Palio de Siena

O Palio dura aproximadamente dois minutos – são somente três voltas ao redor da “Piazza del Campo” – e é permitido que os cavaleiros se hostilizem deliberadamente entre eles.

O Palio em si é o prêmio que é dado à contrada vencedora: um grande pedaço de tecido pintado por artistas e artesãos famosos, o qual, em um clima de impressionante euforia, é levado pelos “contradaioli” (moradores da contrada) até a Catedral, para agradecer a virgem Maria pela vitória.

Vista aérea do Palio de Siena

EXPLORE AINDA MAIS A ITÁLIA COM ESTES PASSEIOS INCRÍVEIS


Dicas Cenci

Receba promoções e novidades antes de todo mundo!